13/03/2023 - 10:28
A Toyota Hilux completou 55 anos presente no mercado global. Tudo começou em março de 1968 no Japão, com um produto lançado para suceder os modelos Stout e Briska (conhecidos originalmente como Hino Briska).
O nome “Hi-lux” nada mais é que a fusão das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo), para ser produzida pela Hino, que hoje é a divisão da marca de caminhões e ônibus.
A primeira Hilux possuía um motor 1.5 com 4 cilindros em linha e 70 cv de potência. Era o mesmo propulsor do caminhão leve Toyoace, cuja configuração era “cab-over”, com a cabine em cima do motor. A transmissão era manual de quatro marchas com câmbio no volante, o que possibilitava o espaço da cabine para três ocupantes. Pesava 1.040 kg e sua capacidade de carga era de uma tonelada.
Depois de sua entrada no Japão, a Hilux chegou aos mercados da Austrália e Arábia Saudita, logo em seguida desembarcou nos Estados Unidos, junto com o Corolla e Land Cruiser. Poucos anos depois, já estava sendo produzida na Tailândia e África do Sul.
+ Toyota Hilux e SW4 são comercializados com Sem Parar instalado
+ Corolla, Hilux, SW4 e Camry completam 30 anos no Brasil; veja a história
+ Toyota lança a linha 2023 para Hilux e SW4 no Brasil; veja as mudanças
+ Toyota Hilux SRX recebe a opção Limited, mais recheada; veja o preço
+ Toyota Hilux e Corolla Cross ficam mais invocados na versão GR-S
Segunda geração
Lançada em 1972, a segunda geração da Hilux acrescentou a versão “Highway” a qual incorporou pela primeira vez uma caixa de câmbio automático e dois bancos dianteiros – em vez de um inteiriço para três pessoas. Segundo a Toyota, em 1978, dez anos após seu lançamento, a montadora já havia exportado mais de um milhão de unidades da Hilux.
A terceira geração surgiu em 1978 e ganhou motorização a diesel e tração nas quatro rodas em algumas versões, sendo que uma delas ainda acrescentava pela primeira vez a cabine dupla.
A quarta geração, por sua vez, foi apresentada em 1983. Nesta época, a Hilux era a primeira picape da história a atingir uma produção anual de 4 milhões de unidades.
Entre as diversas opções oferecidas para a picape, nos Estados Unidos, por exemplo, o desenvolvimento da 4Runner foi voltado para um público que utilizava picapes no dia a dia.
Quinta e sexta gerações
A quinta geração apareceu em 1988, já a sexta foi lançada em 1996 e contava com dirigibilidade aperfeiçoada.
Para a sétima geração da Hilux, apresentada em 2004, a Toyota procurou elevar os níveis de durabilidade e conforto, assim como o espaço interno e conforto de direção.
A atual geração da Hilux, apresentada em 2015, teve o seu desenvolvimento centrado na “redefinição da robustez”, com o objetivo de tornar a picape mais “resistente”. A suspensão foi aperfeiçoada e houve um aumento em 20% na rigidez estrutural.
A produção das primeiras 10 mil unidades da Hilux começou em 1997, destinadas a clientes na Argentina e no Brasil. Atualmente, o modelo é produzido na fábrica e exportado para 22 países, incluindo o mercado brasileiro.
Brasil
No ano passado, a Toyota do Brasil comemorou os 30 anos de vendas da picape no País. Inicialmente apresentada no Salão Internacional do Automóvel em 1992, a Hilux desembarcou por aqui em sua quinta geração, trazida do Japão.
Segundo dados da Anfavea, a Hilux fechou o ano de 2022 na liderança de sua categoria com 48.611 unidades comercializadas.
Em 2023, a picape registrou 6.249 unidades vendidas, representando 40,4% da participação de mercado no segmento de picapes médias a diesel.
MAIS NA MKTOR SHOW:
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ BYD bate recorde de importação de carros eletrificados para o Brasil
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Primeiro teste: 100% elétrico e menor do que o Renegade, o Avenger é um verdadeiro Jeep?
+ Suzuki Jimny recebe versão com ‘visual retrô’ e limitada em 300 unidades
+ Caoa Hyundai abre pré-venda do SUV Kona no Brasil e confirma modelos
+ Volks comercializa 2.500 unidades do novo Virtus em menos de 3 horas
+ GWM entra definitivamente no mercado brasileiro, com o Haval H6 HEV
+ Toyota Corolla Cross chega à linha 2024 sem alterações; veja os preços
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe