A Toyota Hilux completou 55 anos presente no mercado global. Tudo começou em março de 1968 no Japão, com um produto lançado para suceder os modelos Stout e Briska (conhecidos originalmente como Hino Briska).

O nome “Hi-lux” nada mais é que a fusão das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo), para ser produzida pela Hino, que hoje é a divisão da marca de caminhões e ônibus.

Toyota Hilux – Foto: Divulgação

A primeira Hilux possuía um motor 1.5 com 4 cilindros em linha e 70 cv de potência. Era o mesmo propulsor do caminhão leve Toyoace, cuja configuração era “cab-over”, com a cabine em cima do motor. A transmissão era manual de quatro marchas com câmbio no volante, o que possibilitava o espaço da cabine para três ocupantes. Pesava 1.040 kg e sua capacidade de carga era de uma tonelada.

Depois de sua entrada no Japão, a Hilux chegou aos mercados da Austrália e Arábia Saudita, logo em seguida desembarcou nos Estados Unidos, junto com o Corolla e Land Cruiser. Poucos anos depois, já estava sendo produzida na Tailândia e África do Sul.

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Segunda geração

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Lançada em 1972, a segunda geração da Hilux acrescentou a versão “Highway” a qual incorporou pela primeira vez uma caixa de câmbio automático e dois bancos dianteiros – em vez de um inteiriço para três pessoas. Segundo a Toyota, em 1978, dez anos após seu lançamento, a montadora já havia exportado mais de um milhão de unidades da Hilux.

Terceira geração
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A terceira geração surgiu em 1978 e ganhou motorização a diesel e tração nas quatro rodas em algumas versões, sendo que uma delas ainda acrescentava pela primeira vez a cabine dupla.

Quarta geração
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A quarta geração, por sua vez, foi apresentada em 1983. Nesta época, a Hilux era a primeira picape da história a atingir uma produção anual de 4 milhões de unidades.

Entre as diversas opções oferecidas para a picape, nos Estados Unidos, por exemplo, o desenvolvimento da 4Runner foi voltado para um público que utilizava picapes no dia a dia.

Quinta e sexta gerações

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A quinta geração apareceu em 1988, já a sexta foi lançada em 1996 e contava com dirigibilidade aperfeiçoada.

Sétima geração
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Para a sétima geração da Hilux, apresentada em 2004, a Toyota procurou elevar os níveis de durabilidade e conforto, assim como o espaço interno e conforto de direção.

Oitava geração
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A atual geração da Hilux, apresentada em 2015, teve o seu desenvolvimento centrado na “redefinição da robustez”, com o objetivo de tornar a picape mais “resistente”. A suspensão foi aperfeiçoada e houve um aumento em 20% na rigidez estrutural.

América do Sul
No início dos anos 90, a Toyota havia decidido iniciar a construção de uma nova fábrica na América Latina dedicada à produção da Hilux. O destino escolhido foi a cidade de Zárate, na Argentina.
Segundo a montadora, trata-se de uma localização privilegiada por sua conexão com as principais rotas da região, proximidade com a rede de autopeças e os terminais portuários e acesso à energia.
Hilux, na planta de Zárate na Argentina em 1997 – Foto: Divulgação

A produção das primeiras 10 mil unidades da Hilux começou em 1997, destinadas a clientes na Argentina e no Brasil. Atualmente, o modelo é produzido na fábrica e exportado para 22 países, incluindo o mercado brasileiro.

Brasil 

No ano passado, a Toyota do Brasil comemorou os 30 anos de vendas da picape no País. Inicialmente apresentada no Salão Internacional do Automóvel em 1992, a Hilux desembarcou por aqui em sua quinta geração, trazida do Japão.

Primeira exportação de Hilux para o Brasil partindo da Argentina, em 1997 – Foto: Divulgação

Segundo dados da Anfavea, a Hilux fechou o ano de 2022 na liderança de sua categoria com 48.611 unidades comercializadas.

Em 2023, a picape registrou 6.249 unidades vendidas, representando 40,4% da participação de mercado no segmento de picapes médias a diesel.

Hilux GR-S – Foto: Divulgação

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