Toyota Hilux e Corolla Cross ficam mais invocados na versão GR-S

Os modelos receberam mudanças no visual, motor e suspensão

0
4
Foto: DiFoto: Divulgaçãovulgação

A Toyota lançou dois modelos na versão GR-S para o mercado brasileiro: a Hilux e o Corolla Cross.

A picape foi desenvolvida na fábrica da Toyota em Zárate, na Argentina. O SUV, por sua vez, é produzido na planta de Sorocaba (SP).

+ Avaliação: Toyota Yaris Sedan e a questão da racionalidade
+ Toyota recicla Etios seminovos em furgões; assista
+ Toyota projeta crescimento de 12% no Brasil em 2022
+ Salão de Tóquio: Toyota Gazoo Racing lança Yaris em edição limitada
+ Tundra Capstone: conheça a nova picape de luxo da Toyota


Hilux

Foto: Divulgação

Segundo a Toyota, o sucesso alcançado pela equipe esportiva Gazoo Racing em Dakar inspirou a criação da nova Hilux GR-S.

A picape conta com o motor diesel 1GD de 4 cilindros em linha de 2,8L com turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD), que rende 224 cv e torque máximo de 55 kgfm a 2.800 rpm. Com isso, a Hilux, nesta versão GR-S, ganhou 20 cv de potência em relação às demais versões do portfólio.

O propulsor é acoplado a uma caixa automática de 6 velocidades com acionamento sequencial e borboletas atrás do volante. A mecânica é combinada com o sistema de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, com acionamento eletrônico, desconexão automática do diferencial e controle ativo de tração.

Suspensão

A suspensão recebeu uma nova configuração nas molas para ganhar maior rigidez, além de aumentar em 30% o diâmetro dos amortecedores monotubo, se comparado aos demais modelos Hilux.

Foto: Divulgação

Visual

A Hilux GR-S tem a grade com o logotipo “Toyota” complementada pelo emblema “GR”. Os para-lamas alargados estão na cor preta. As rodas são de liga leve de 17”, com pneus 265/60 R17” All-Terrain.

Os bancos dianteiros combinam couro natural e ecológico e Suede perfurado, com costura vermelha. Além disso, há elementos da marca Gazoo Racing, como o botão de ignição, a chave, a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, pedaleira de alumínio e tapetes exclusivos para este modelo.

Equipamentos

A lista de equipamentos inclui: faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras em LED e luzes diurnas em LED (DRL), navegador incorporado ao sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8″ e oito alto-falantes e subwoofer, Smart Entry System que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

A picape agrega uma série de itens de segurança e assistência ao condutor, como o sistema Toyota Safety Sense, acompanhado das funções de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas; alerta de desvio de faixa (LDA); controle de cruzeiro adaptativo (ACC); alerta de ponto cego (BSM) e Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA).

Cores e preço

A Hilux GR-S será oferecida nas cores Preto Attitude, Vermelho Volcano e Branco Pérola. Essas duas últimas opções apresentam uma alternativa em dois tons (dual tone) com teto, capô e retrovisores na cor Preto Attitude. A picape sai a partir de R$ 348.790.

Corolla Cross

Foto: Divulgação

O Corolla Cross também recebeu modificações na versão esportiva GR-Sport, como na suspensão. Houve a adição de braço estrutural ligado ao chassi para conceder maior rigidez ao veículo, e deixou o SUV com baixo grau de rolagem e maior solidez, aumentando a precisão da direção e a estabilidade, diz a Toyota

O Software do EPS (Electronic Power Steering) foi ajustado de forma a melhorar a assistência à dirigibilidade trazendo mais sensação de movimento e domínio do veículo em resposta às manobras.

Motor

O trem de força tem o motor Dynamic Force 2.0L Dual VVT-iE1 16V Flex, que, abastecido com etanol, rende 177 cv a 6.600 rpm, e torque máximo de 21,4 kgfm a 4.400 rpm.

O Corolla Cross conta com a transmissão Direct Shift de dez velocidades. O motorista tem à disposição três modos de condução (Normal, Esportivo e Eco).

Design

Foto: Divulgação

O visual do Corolla Cross GR-Sport ressalta apelo esportivo, ao equipar para-choques dianteiro e traseiro de estilo exclusivo da linha GR, além das rodas de liga leve de 18” com novo desenho de contorno preto.

Na carroceria, a versão ganhou um spoiler traseiro, pintura exterior bicolor em branco-pérola e teto, colunas e retrovisores em preto metálico.

Nas portas, detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas – opção de acordo com a cor do veículo. O Corolla Cross GR-Sport é identificado, ainda, pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.

Por dentro, o SUV tem bancos de couro e UltraSuede, detalhados com costuras em vermelho e emblema “GR” estampado no apoio de cabeça. Há uma placa de identificação alocada no console central, com o número da unidade.

Na lista de equipamentos de conveniência, o modelo inclui ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow.

Segurança

A lista de tecnologias do Corolla Cross GR-Sport agrega: sistema de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), além do sistema de alerta de ponto cego (BSM) e sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA).

O veículo é equipado também com câmera de ré com projeção na central multimídia e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Cores e preço

O Corolla Cross GR-Sport está disponível em três cores: branco lunar (perolizado), vermelho-granada (metálico), ambos com teto pintado em preto-eclipse (metálico); e preto-eclipse (metálico).

Confira os preços abaixo:

-GR-Sport (Monotone): R$ 188.490

-GR-Sport (Dualtone): R$ 189.990

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Preço da gasolina aumenta 8,7% e litro chega a custar até R$ 8,399
+ Honda X-ADV 2022: nova scooter chega mais potente e com novo visual
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Estado oferece mais 25 mil habilitações gratuitas em 2022
+ Avaliação: Fiat Toro Ultra é Compass diesel em forma de picape com “porta-malas”; vale a pena?
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Segunda parcela do IPVA SP 2022 vence para veículos com placa final 8
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Comparativo: Renault Kwid Outsider x Fiat Mobi Way
+ Abarth chega ao Brasil como marca; Pulse será o primeiro modelo comercializado