03/11/2025 - 13:00
Agora é oficial: a Toyota vai revelar, muito em breve, uma nova geração da picape Hilux. Flagrada em testes e vista em imagens vazadas desde o início do ano, a nova geração da caminhonete ainda não havia sido confirmada pela marca japonesa, que agora decretou: deve mostrar a nova picape dia 10 de novembro, ainda em caráter mundial.
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Profunda reestilização
Na realidade, não se trata de um projeto totalmente novo, mas sim de uma profunda atualização na geração que conhecemos hoje, vendida no Brasil há pouco menos de 10 anos. Dianteira, traseira, interior e motorização deverão passar por revitalizações, mantendo a picape mais competitiva e forte para bater de frente com as rivais.

Essa confirmação de uma grande apresentação que a Toyota prometeu para o próximo dia 10 de novembro veio acompanhada de uma única foto da dianteira da Nova Hilux. A fabricante, porém, não revelou nada além disso, deixando claro que vai reunir todas as informações sobre a novidade para o tal evento de estreia global.
Nova Hilux: como vai ficar?

Nessas mudanças, ela adota traços mais marcantes e retos, alinhando-se à identidade visual de outras picapes da Toyota, como a Tacoma vendida nos Estados Unidos. As imagens vazadas revelam uma nova dianteira, de aparência mais robusta, além de laterais atualizadas com rodas e frisos redesenhados. Na traseira, chamam atenção as lanternas, o parachoque e a tampa da caçamba, todos inéditos.

O interior apareceu em registros de patente na Tailândia, divulgados pelo perfil Cars_Secrets, e revela semelhanças com a nova geração do SUV Land Cruiser. Isso indica a presença de telas maiores para o painel e a central multimídia, além de um console central mais alto e uma cabine que, no geral, transmite uma sensação mais robusta.

Mudanças na motorização
Outras informações surgiram a partir de supostos registros da nova picape em um banco de dados do governo australiano, segundo revelou o site local Drive. Os documentos, armazenados no Departamento de Infraestrutura, Transporte, Desenvolvimento Regional, Comunicações, Esporte e Artes, apontam para uma redução significativa na oferta de motores: as opções 2.7 a gasolina e 2.4 turbodiesel deixariam de ser oferecidas.

Com isso, a principal aposta para a Hilux global seria o motor 2.8 turbodiesel já utilizado no Brasil, que aqui entrega 204 cv e 51 mkgf. Segundo os códigos das especificações registradas junto ao governo australiano, essa motorização deve se manter como base da linha. O site Drive especula que o propulsor poderia equipar todas as versões da picape, repetindo o que já ocorre no mercado brasileiro há algum tempo.

Híbrida-leve
A diferença estaria no aumento da oferta da tecnologia híbrida-leve de 48 Volts, já existente e conhecida como “V-Active”. Isso também pode indicar o momento em que a eletrificação chegará à Hilux em outros mercados, inclusive no brasileiro. O sistema híbrido-leve combina o motor de arranque com o alternador, formando um pequeno propulsor elétrico que auxilia o 2.8 turbodiesel nas acelerações e retomadas. Ele é alimentado por baterias de íon-lítio de pequena capacidade, autorrecarregáveis.

Além disso, o site Drive aponta algumas possíveis mudanças na gama, com base em análises dos documentos. A versão com cabine estendida deve sair de linha, enquanto as configurações com câmbio automático e tração 4×4 tendem a se tornar mais comuns, alcançando um número maior de versões. Por outro lado, opções com transmissão manual de seis marchas e tração traseira devem continuar disponíveis.
Salão de Bangkok?

Com a revelação global possivelmente marcada para dia 10 de novembro, a picape deverá aparecer fisicamente no próximo Salão do Automóvel de Bangkok, na Tailândia, previsto para acontecer entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro. Por lá, aliás, a Hilux é fortíssima, quer seja no contexto histórico ou na presença de mercado. Os primeiros protótipos da caminhonete renovada surgiram em flagras por lá, também.
