A Toyota confirmou nesta terça-feira (28) que vai investir US$ 500 milhões (cerca de R$ 2 bilhões) no serviço de caronas pagas Uber. A soma será destinada para testes e desenvolvimento de veículos autônomos.

Pelo acordo, as duas empresas vão trabalhar em conjunto para integrar os seus sistemas de direção autônoma em um veículo, que será fabricado pela Toyota especialmente para ser integrado à rede de automóveis do Uber. Este novo veículo autônomo será baseado inicialmente no monovolume Toyota Sienna, um modelo desenvolvido sobre a base do sedã Camry especificamente para o mercado americano. O programa piloto está previsto para começar em 2021.

No mês passado, o Uber retomou o projeto de desenvolvimento de veículos autônomos, suspenso em março quando uma mulher de 49 anos foi atropelada e morta em uma rua do estado americano do Arizona por um Volvo XC90 modificado com o sistema autônomo da empresa. Na ocasião, foi descoberto que os sistemas de segurança do SUV sueco que teriam evitado a colisão estavam desativados no veículo acidentado.