A Toyota apresentou nesta quinta-feira, na Tailândia e na Austrália, a nova geração do Fortuner, utilitário que é conhecido por aqui como Hilux SW4. Apesar de ainda dividir o chassi com a picape Hilux, o novo SUV tem uma carroceria de desenho distinto e bem mais ousado que a da geração anterior. Além disso, o novo utilitário cresceu 9 cm no comprimento em relação ao antecessor, que tinha 4,71 metros.

O interior do utilitário é o ponto de maior semelhança com a picape. Mas o SW4 faz uso de materiais mais nobres (como a forração de couro no painel) e um console central com com comandos de ventilação e uma central multimídia mais sofisticados.

A lista de equipamentos também é mais recheada. Central multimídia touchscreen, ar-condicionado com saídas na dianteira e na traseira, airbags frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista, assistente de partida em rampas e porta-malas com abertura motorizada são itens de série em todas as versões nos dois países.

Já a gama de motores também foi reformulada. Estão disponíveis duas motorizações a diesel (2.8 de 177 cv e 45 kgfm de torque e um 2.4 de 150 cv e 40 kgfm de torque). Já o 2.7 a gasolina desenvolve 166 cv e 24,5 kgfm de torque. A suspensão também foi retrabalhada, com novas molas e amortecedores e um novo conjunto independente com cinco pontos de fixação na traseira. E no eixo traseiro, os tambores de freio deram lugar a discos no sistema de freio.