A Toyota lançou o RAV4 2023. O SUV híbrido, que agregou novos itens de segurança e de conveniência, será oferecido em versão única, a SX Connect Hybrid.

Novo multimídia

Uma das novidades está no multimídia, que adota uma tela HD de oito polegadas (antes era de sete polegadas), com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay.

Além disso, o novo RAV4 também passa a contar com sistema de navegação própria. O computador de bordo fica a cargo da tela de TFT colorida de oito polegadas (antes era de sete polegadas).

RAV4 2023 – Foto: Divulgação

O monitor de visão 360° (Panoramic View Monitor – PVM)  agrega, no modo de exibição do display, suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor do veículo combinando uma câmera frontal, uma em cada lateral e uma traseira.

Em relação à conveniência, o SUV dispõe de ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow e abertura e fechamento da tampa do porta-malas com acionamento por chave ou por sensor de movimento, localizado debaixo do para-choque traseiro. O console central inclui carregador de celular por indução.

+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Quais foram os SUVs 0km mais vendidos em 2022? Confira a lista
+ Haval H6 GT: SUV híbrido chega ao Brasil e será lançado no 1º trimestre
+ Confira 5 SUVs elétricos que vão desembarcar no Brasil em 2023
+ Quais são os SUVs 0km mais vendidos em 2022? Veja o ranking
+ Toyota lança a linha 2023 para Hilux e SW4 no Brasil; veja as mudanças

Interior

O utilitário conta com bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. Já o volante e a manopla de câmbio receberam cobertura de couro, com detalhes prata, igualmente presentes nas maçanetas.

O acabamento é na cor black piano com prata, ambos com detalhes cromados. O teto solar “wide moonroof” com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com leds completam os destaques do habitáculo.

Segurança 

A Toyota equipou o SUV com novos itens de segurança, como a Assistência de Permanência de Faixa (LTA). Além da câmera de reconhecimento frontal, o sistema LTA também utiliza o conjunto do sensor de radar e o sensor de monitoramento de ponto cego (BSM) para reconhecer veículos à frente e ao redor.

O RAV4 também conta com Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) e alerta para utilização dos cintos de segurança traseiros.

O Toyota Safety Sense (TSS) segue presente no SUV, com o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que também detecta pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência.

RAV4 2023 – Foto: Divulgação

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) foi otimizado, segundo o fabricante, e pode ser ajustado em todas as velocidades.

Também fazem parte do pacote, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com Condução Assistida (LDA) e Farol Alto Automático (AHB).

A lista de segurança do veículo inclui sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão inseridos Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior. O RAV4 ainda conta com Controle de Tração (TRC). 

RAV4 2023 – Foto: Divulgação

Motorização

Sobre a motorização, nada muda, o RAV4 é equipado com o 2.5L DOHC, de quatro cilindros 16V VVT-iE de 178 cv (a 5.700 rpm) e torque de 22,5 kgfm (a 3.600 rpm), e três motores elétricos THS II de 120 cv e 20,6 kgfm de torque, que combinados, resultam numa potência máxima de 222 cv.

A transmissão é a conhecida Hybrid Transaxle. Ainda estão disponíveis quatro modos de condução (Normal, Eco, EV e Sport), que se adaptam a diferentes modos de condução e terrenos.

O RAV4 2023 possui tração integral e tem suspensão McPherson, com barras estabilizadoras, na dianteira, e “wishbone”, com barras estabilizadoras, na traseira.  

Preço

O RAV4 SX Connected Hybrid chega às concessionárias a partir desta quinta-feira (26) e será oferecido por R$ 322.890,00.

PreviousNext

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Peugeot promete desconto para o 208 1.0 Style, que sai por R$ 82.990
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Confira quais são os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil
+ Teste rápido: o novo Honda Civic Híbrido vale por dois?
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Novo BMW M3 CS: sedã entrega 550 cv e chega a 100 km/h em 3,4 s
+ Licenciamento SP 2023: confira o calendário completo
+ Confira o valor do seguro dos 10 carros 0km mais vendidos em 2022