A Toyota trouxe para o mercado brasileiro a inédita configuração XSE Plug-in Hybrid para o RAV4. Ou seja, ele é plugável na tomada e conta com autonomia puramente elétrica de 55 km.

Trem de força

O conjunto Hybrid Dynamic Force tem um motor a combustão de 2.5 litros, com 185 cv e 223 Nm, a dois propulsores elétricos, um dianteiro de 182 cv e 270 Nm, e o traseiro de 54 cv e 121 Nm.

Combinado, o modelo desenvolve ao todo 306 cv de potência, associado à transmissão CVT. Com isso, o RAV4 vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos.

+ Toyota confirma investimento de R$ 11 bilhões para produzir carros híbridos no Brasil
+ Avaliação: em breve no Brasil, Nissan X-Trail é SUV híbrido para desafiar Jeep Compass e Toyota RAV4

Toyota RAV4 PHEV – Crédito: Divulgação

São quatro modos de operação diferentes para seu sistema híbrido plug-in: Normal, Eco, EV (elétrico) e Sport.

O SUV vem equipado com um carregador portátil convencional 2,3Kw e um wallbox de 7,4Kw, que permite a recarga das baterias em 2,5 horas.

Em relação ao consumo, ele alcança uma média estimada de 35 km/l em ambientes urbanos e 30 km/l em estradas

Interior

Em comparação com a versão SX Connect Hybrid, a plug-in agrega tela em HD de 10,5 polegadas, com conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay, com visualização da câmera de ré traseira com linha guia dinâmica.

Toyota RAV4 PHEV – Crédito: Divulgação

O computador de bordo tem tela TFT colorida de 12,3 polegadas e há também o head-up display colorido, que apresenta informações de velocidade, TSS, reconhecimento de placa e informação da central multimídia.

Itens de série

A lista de equipamentos inclui: ar-condicionado digital de duas zonas, abertura e fechamento da tampa do porta-malas usando remotamente a chave do veículo, espelhos retrovisores externos autorretrateis com ajustes elétricos, indicador de direção, e sistema de aquecimento (desembaçador) foot light.

No quesito segurança, há: Assistência de Permanência de Faixa e Alerta de Oscilação (LTA, LDA e SWS); sistema LTA com câmera de reconhecimento frontal, radar e sensor de monitoramento de ponto cego (BSM); Farol Alto Automático (AHB); e aviso de saída de faixa com opção de som e/ou vibração do volante.

Toyota RAV4 PHEV – Crédito: Divulgação

O Toyota Safety Sense permanece no SUV, com o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que também detecta pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) foi otimizado e pode ser ajustado em todas as velocidades, com reconhecimento de placas de trânsito e redução de velocidade em curvas.

A lista de segurança do veículo inclui ainda sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista).

Também estão presentes Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior e controle de Tração (TRC).

Toyota RAV4 PHEV – Crédito: Divulgação