A japonesa Toyota segue na ponta quando o quesito é agradar o cliente. É o que apontam os resultados do Customer Service Index (CSI) Study Brasil 2019, levantamento realizado pela consultoria J.D. Power que mede o nível de satisfação com o pós-venda.

O serviço das montadoras foi avaliado em uma escala de 0 a mil. A Toyota (845) ficou na ponta, seguida por Honda (853) e Hyundai Motor Brasil (833). Já dentre as marcas de luxo, a melhor pontuação foi da Audi (864), seguida por BMW (843) e Mercedes-Benz (840).

De acordo com a J.D. Power, os fatores que mais influenciaram nos resultados foram o cumprimento de prazos, a gama de serviços cobertos pela garantia e o desempenho do consultor durante o atendimento.

Outro ponto levantado foi que mais de metade dos entrevistados (52%) que gastaram mais de R$ 500 no serviço e receberam uma explicação detalhada sobre o trabalho classificaram a sua experiência com notas nove ou dez, enquanto apenas 20% deram as mesmas boas notas para qualificar serviços caros e sem explicação.

A pesquisa foi realizada entre novembro de 2018 e abril de 2019 junto a 4.920 proprietários, que adquiriram os seus automóveis entre dezembro de 2015 e novembro de 2017 e realizaram serviços em concessionária nos últimos 12 meses.

Confira abaixo os resultados completos:
Marcas de volume
1º Toyota: 845
2º Honda 835
3º Hyundai Motor Brasil: 833
4º Citroën: 831
5º Hyundai-Caoa: 831
6º Chevrolet: 822
7º Ford: 820
8º Kia: 816
9º Nissan: 813
10º Jeep: 812
11º VW: 810
12º Mitsubishi: 804
13º Peugeot: 801
14º Fiat: 795
15º Renault: 791
Marcas de luxo
1º Audi: 864
2º BMW: 843
3º Mercedes-Benz: 840
4º Land Rover: 836