Toyota Prius vira carro solar no Japão

Energia gerada pelas placas seria capaz de garantir uma autonomia de 56,3 km sem o uso do propulsor a combustão

Toyota Prius solar (Divulgação)

A Toyota inicia este mês, no Japão, os testes com um Prius movido a energia solar. O protótipo é baseado na versão híbrida plug-in (Prius PHV), que pode receber como opcional um painel solar no teto. Mas diferente do carro de produção, que usa a energia das placas apenas para alimentar apenas os equipamentos auxiliares, o protótipo testa a capacidade do sistema de carregar também as baterias do motor elétrico.

O carro de testes recebeu placas solares da Sharp de nova geração no teto, painel e tampa do porta-malas, permitindo aumentar em 4,8 vezes a capacidade de geração de energia. Diferente do PHV de fábrica, o sistema é capaz de  alimentar as baterias também com o carro em movimento, numa carga que seria suficiente para garantir um deslocamento de 56,3 km apenas com o motor elétrico.

O carro irá circular na cidade de Toyota, em Tóquio e também em outras localidades japonesas. Os dados coletados serão utilizados para o desenvolvimento de veículos solares de produção. Vale lembrar que o conjunto motriz do Prius híbrido comum será o mesmo empregado na nova geração do Toyota Corolla (leia aqui), porém numa variação flex específica para o Brasil.