Toyota projeta crescimento de 12% no Brasil em 2022

O Corolla foi um dos destaques da montadora e segue como o líder no segmento de sedãs médios

0
20
Toyota Corolla
Toyota Corolla

A Toyota encerrou o ano de 2021 com quase 175 mil unidades comercializadas no Brasil, um crescimento de 26% em relação a 2020. Para este ano, o fabricante projeta alta de 12%.

O Corolla foi um dos destaques da montadora e segue como o líder no segmento de sedãs médios, contabilizando 41.900 unidades vendidas, enquanto a Hilux alcançou 45.884 unidades comercializadas e novamente assegurou sua liderança no mercado de picapes médias.

+ Entrega do novo Toyota Land Cruiser pode durar até 4 anos; entenda
+ Salão de Tóquio: Toyota Gazoo Racing lança Yaris em edição limitada
+ Toyota Yaris 2023 ganha visual atualizado e novos equipamentos
+ Tundra Capstone: conheça a nova picape de luxo da Toyota


Hilux – Foto: Divulgação

O terceiro destaque foi o Corolla Cross, primeiro SUV da marca produzido no País lançado em março do ano passado, e que atingiu 34.253 emplacamentos em 10 meses.

Corolla Cross – Foto: Divulgação

Falta de componentes

“O ano de 2021 se mostrou mais desafiador do que os nossos prognósticos. Seguimos nos reinventando para superar as dificuldades e mantemos diálogo franco e aberto com nossos colaboradores, concessionários, fornecedores, governo e outros agentes da sociedade. Está cada vez mais claro que temos que buscar uma agenda sustentável de competitividade para o Brasil, que favoreça um ambiente justo de competição para toda a indústria e é isso que vamos seguir fazendo”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em nota divulgada.

Para a Toyota, um dos grandes desafios de 2021 foi gerenciar os efeitos globais da falta de componentes. Apesar de também afetada, a companhia terminou com uma produção de quase 172 mil unidades em suas duas fábricas que produzem automóveis no Estado de São Paulo, Sorocaba e Indaiatuba – crescimento de 48% sobre 2020.

Exportações

Em relação as exportações, 35% da produção brasileira da Toyota foi enviada para fora do País em 2021. O grande destaque foi o Corolla Cross, modelo que expandiu a presença da Toyota na América Latina e Caribe, ao ser comercializado em 22 países da região.

Os principais destinos que recebem os modelos Corolla Cross, Corolla, Yaris e Etios (que segue sendo produzido apenas para exportação) são Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai.

MAIS NA MOTOR SHOW:
+ IPVA SP 2022: veja quando começa o vencimento do desconto de 5%
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Nova CNH em 2022: a troca será obrigatória? Veja como ficou
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Avaliação: elétrico Volvo C40 estreia no Brasil e marca história da Volvo; nós já o aceleramos
+ Confira quais foram os 10 veículos mais roubados em SP durante 2021
+ CNH: grupo de motoristas deve renovar documento em fevereiro; veja
+ Conheça a primeira Kombi elétrica da Volkswagen, de 1972
+ Teste rápido: novo Mercedes Classe C anda muito e gasta pouco
+ BYD inicia as vendas do Tan EV, SUV elétrico de 7 lugares; confira o valor