A Toyota encerrou o ano de 2021 com quase 175 mil unidades comercializadas no Brasil, um crescimento de 26% em relação a 2020. Para este ano, o fabricante projeta alta de 12%.

O Corolla foi um dos destaques da montadora e segue como o líder no segmento de sedãs médios, contabilizando 41.900 unidades vendidas, enquanto a Hilux alcançou 45.884 unidades comercializadas e novamente assegurou sua liderança no mercado de picapes médias.

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Hilux – Foto: Divulgação

O terceiro destaque foi o Corolla Cross, primeiro SUV da marca produzido no País lançado em março do ano passado, e que atingiu 34.253 emplacamentos em 10 meses.

Corolla Cross – Foto: Divulgação

Falta de componentes

“O ano de 2021 se mostrou mais desafiador do que os nossos prognósticos. Seguimos nos reinventando para superar as dificuldades e mantemos diálogo franco e aberto com nossos colaboradores, concessionários, fornecedores, governo e outros agentes da sociedade. Está cada vez mais claro que temos que buscar uma agenda sustentável de competitividade para o Brasil, que favoreça um ambiente justo de competição para toda a indústria e é isso que vamos seguir fazendo”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em nota divulgada.

Para a Toyota, um dos grandes desafios de 2021 foi gerenciar os efeitos globais da falta de componentes. Apesar de também afetada, a companhia terminou com uma produção de quase 172 mil unidades em suas duas fábricas que produzem automóveis no Estado de São Paulo, Sorocaba e Indaiatuba – crescimento de 48% sobre 2020.

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Exportações

Em relação as exportações, 35% da produção brasileira da Toyota foi enviada para fora do País em 2021. O grande destaque foi o Corolla Cross, modelo que expandiu a presença da Toyota na América Latina e Caribe, ao ser comercializado em 22 países da região.

Os principais destinos que recebem os modelos Corolla Cross, Corolla, Yaris e Etios (que segue sendo produzido apenas para exportação) são Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai.

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