A Toyota estava em um cenário difícil no mercado brasileiro há um mês. A causa: a montadora japonesa tinha suas três fábricas no Brasil paralisadas após uma tempestade destruir a planta de Porto Feliz (SP), no dia 22 de setembro. Como diz o ditado: “Após a tempestade, vem a bonança”, e ela veio. Agora, ela vai retomar a produção produção nacional nesta segunda-feira, 3.

Para isso, houve apoio “dos executivos da matriz, demais unidades da Toyota no mundo, fornecedores e um time de colaboradores dedicados”.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025
Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

Trata-se de um retorno gradual. Inicialmente, a montadora vai produzir o Corolla Cross e o Corolla híbridos, nas unidades de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), respectivamente. A volta ocorrerá com os motores e peças importadas de outras unidades da Toyota no exterior – a fabricante não confirma de quais países elas vieram.

“Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação, sendo que o plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro”, afirmou a montadora em nota à imprensa, enviada no início de outubro.

Caso não houvesse a medida, a Toyota deixaria de produzir cerca de 25 mil carros no Brasil até o final de 2025.

Toyota Corolla GLI Hybrid – Foto: Toyota/divulgação

A expectativa é que a produção de veículos com motores convencionais seja retomada em janeiro de 2026, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. A medida abrange os seguintes veículos: Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch – exclusivamente para exportação. A produção aumentará gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro, ressalta a fabricante.

Toyota Yaris Cross

O Yaris Cross, que seria lançado em outubro, segue em preparação e pode dar as caras no final do ano.

Com o fim da venda do Yaris hatch e sedã no mercado brasileiro, o SUV será o modelo mais barato da Toyota no país. Ele é parte do investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado em março de 2024.

De acordo com lojistas, o produto será comercializado entre R$ 130 mil e 190 mil e vai enfrentar Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Honda HR-V, para citar.

Mesmo adiado, a pré-venda dele ocorre normalmente nas lojas paulistanas. Os interessados devem dar um sinal de R$ 10 mil para reservá-lo.

Yaris Cross será um dos lançamentos da Toyota no Brasil em 2025 e cotado para o Salão do Automóvel

Porto Feliz

Em relação à fábrica de motores de Porto Feliz (SP), o reinício das operações segue sem prazo definido. Atualmente, os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades. A unidade fornecia propulsores 1.5 e 2.0 às demais plantas.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

Salão do Automóvel

A Toyota, que tinha saído da lista de marcas previstas para o Salão do Automóvel, que ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro, voltou atrás e confirmou a presença, segundo divulgado pela organização do evento.

A MOTOR SHOW entrou em contato com a Toyota para explicar como está a sua situação no país e o que fez a fabricante mudar de ideia em relação ao salão, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Salão do Automóvel 2018 - Foto: divulgação
Salão do Automóvel de 2018 – Foto: divulgação