02/11/2025 - 7:00
A Toyota estava em um cenário difícil no mercado brasileiro há um mês. A causa: a montadora japonesa tinha suas três fábricas no Brasil paralisadas após uma tempestade destruir a planta de Porto Feliz (SP), no dia 22 de setembro. Como diz o ditado: “Após a tempestade, vem a bonança”, e ela veio. Agora, ela vai retomar a produção produção nacional nesta segunda-feira, 3.
Para isso, houve apoio “dos executivos da matriz, demais unidades da Toyota no mundo, fornecedores e um time de colaboradores dedicados”.

Trata-se de um retorno gradual. Inicialmente, a montadora vai produzir o Corolla Cross e o Corolla híbridos, nas unidades de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), respectivamente. A volta ocorrerá com os motores e peças importadas de outras unidades da Toyota no exterior – a fabricante não confirma de quais países elas vieram.
“Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação, sendo que o plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro”, afirmou a montadora em nota à imprensa, enviada no início de outubro.
Caso não houvesse a medida, a Toyota deixaria de produzir cerca de 25 mil carros no Brasil até o final de 2025.

A expectativa é que a produção de veículos com motores convencionais seja retomada em janeiro de 2026, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. A medida abrange os seguintes veículos: Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch – exclusivamente para exportação. A produção aumentará gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro, ressalta a fabricante.
Toyota Yaris Cross
O Yaris Cross, que seria lançado em outubro, segue em preparação e pode dar as caras no final do ano.
Com o fim da venda do Yaris hatch e sedã no mercado brasileiro, o SUV será o modelo mais barato da Toyota no país. Ele é parte do investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado em março de 2024.
De acordo com lojistas, o produto será comercializado entre R$ 130 mil e 190 mil e vai enfrentar Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Honda HR-V, para citar.
Mesmo adiado, a pré-venda dele ocorre normalmente nas lojas paulistanas. Os interessados devem dar um sinal de R$ 10 mil para reservá-lo.

Porto Feliz
Em relação à fábrica de motores de Porto Feliz (SP), o reinício das operações segue sem prazo definido. Atualmente, os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades. A unidade fornecia propulsores 1.5 e 2.0 às demais plantas.

Salão do Automóvel
A Toyota, que tinha saído da lista de marcas previstas para o Salão do Automóvel, que ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro, voltou atrás e confirmou a presença, segundo divulgado pela organização do evento.
A MOTOR SHOW entrou em contato com a Toyota para explicar como está a sua situação no país e o que fez a fabricante mudar de ideia em relação ao salão, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

