A Toyota está de volta à Fórmula 1 após 15 anos de ausência. A fabricante japonesa assinou contrato de parceria técnica com a equipe Haas com começo imediato de trabalho visando “compartilhar experiência e conhecimento, bem como recursos.”

“Temos o prazer de anunciar que a MoneyGram Haas F1 Team e a Toyota Gazoo Racing concluíram um acordo básico para iniciar uma parceria técnica como o desenvolvimento de veículos Haas”, afirmou Tomoya Takahashi, presidente da Gazoo Racing Company, bastante entusiasmado.

+ GP de São Paulo de Fórmula 1: como será a homenagem a Senna com McLaren histórica
+ Em busca de vaga na Fórmula 1, brasileiro Felipe Drugovich é confirmado para GP do México

“Ao competir ao lado da MoneyGram Haas F1 Team no auge do automobilismo, pretendemos cultivar pilotos, engenheiros e mecânicos, ao mesmo tempo que fortalecemos as capacidades da MoneyGram Haas F1 Team e da Toyota Gazoo Racing, e desejamos contribuir para o automobilismo e a indústria automotiva.”

O acordo visa deixar a Haas competitiva na modalidade. A Toyota esteve na Fórmula 1 por oito temporadas como equipe de fábrica e fornecedora de motores, e conquistou 13 pódios, alcançando o quarto lugar no Mundial de Construtores. É um acordo paralelo ao firmado pela escuderia com a Ferrari desde 2016.

“Estou extremamente entusiasmado que a MoneyGram Haas F1 Team e a Toyota Gazoo Racing se uniram para firmar esta parceria técnica”, comemorou o chefe da Haas, Ayao Komatsu. A Toyota fornecerá serviços de design, técnicos e de fabricação à equipe, recebendo em troca conhecimento técnico e benefícios comerciais.

“Ter um líder mundial no setor automotivo de apoio trabalhando ao lado da nossa organização, ao mesmo tempo que procuramos desenvolver e acelerar os próprios conhecimentos técnicos e de engenharia, é simplesmente uma parceria com benefícios óbvios para ambos os lados”, seguiu Komatsu.

O chefe da Haas mostrou-se bastante otimista em resultados rápidos na Fórmula 1. “A capacidade de aproveitar os recursos e a base de conhecimento disponíveis na Toyota, ao mesmo tempo dos seus processos técnicos e de produção, será fundamental para o nosso próprio desenvolvimento e para o nosso claro desejo de aumentar ainda mais a nossa competitividade na Fórmula 1”, disse.

“Em troca, ofereceremos uma plataforma para a Toyota utilizar plenamente e, posteriormente, aprimorar suas capacidades internas de engenharia. Estou naturalmente satisfeito por termos tido o apoio de nomes como a Fórmula 1 e o nosso parceiro de longa data, a Scuderia Ferrari, com quem anunciamos a nossa continuação no início da temporada, na formação desta nova parceria técnica, projetada para alcançar o sucesso contínuo em nossos empreendimentos na Fórmula 1.”

O acordo foi anunciado no Fuji International Speedway, de propriedade da Toyota, nesta sexta-feira. A fabricante japonesa terá sua marca visível nos carros de Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen a partir do GP dos Estados Unidos daqui uma semana, em Austin. A Haas está apenas no sétimo lugar Construtores, apenas três pontos da RB, e o acordo visa mostrar evolução ainda nesta temporada.