A Toyota revelou nesta segunda-feira (26) uma nova geração de motor e câmbios desenvolvidos especificamente para a plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architecture), atualmente utilizada no híbrido Prius.

O novo sistema de transmissão automática CVT (confira no vídeo acima o funcionamento do sistema), que combina pela primeira vez engrenagens tradicionais com a cinta metálica existente em câmbios deste tipo, melhorando a eficiência do conjunto em baixa rotação. E para melhorar a eficiência em rotações mais altas, a Toyotoa alterou também a cinta metálica, que agora permite variações maiores de relações.

Outra novidade é um câmbio manual de seis marchas que é sete quilos mais leve e 24 milímetros menor que o empregado atualmente pela empresa. Na gama de motores, a Toyota apresentou um 2.0 com injeção direta que pode ser utilizado sozinho ou como o propulsor a combustão de um conjunto motriz híbrido.

E no Brasil?

A marca ainda não confirma o lançamento desses novos produtos no mercado brasileiro, mas os conjuntos motrizes e a plataforma TNGA poderão estar presentes nos próximos lançamentos da marca. Para este ano, a marca confirma apenas o lançamento do compacto Yaris (leia mais aqui), que irá ficar posicionado entre o Etios e o Corolla, na mesma categoria que o VW Polo.