Não há dúvida alguma com relação à qualidade da nova Toyota SW4: ela continua robusta, espaçosa e com uma mecânica digna de um jipe. Continua sendo “pau para toda obra”. Em contrapartida, caminha na contramão das tendências quando o assunto é preço. Produzida na Argentina e, portanto, longe dos impostos de importação e IPI mais altos dos importados, em vez de ter seu preço reduzido para aumentar sua competitividade ou, na pior das hipóteses, manter o preço, o utilitário da Toyota teve um reajuste com relação à versão 2011. A versão a diesel automática para cinco ocupantes (há uma versão sete lugares) parte dos R$ 170.400. Com motor V6 a gasolina, começa em R$ 157 mil.

A versão diesel avaliada, assim como a picape, sofrerá grandes transformações no início de 2012 para atender à nova legislação nacional de emissões de particulados. Assim, quem comprar o modelo reestilizado com a mecânica diesel atual correrá o sério risco de ficar com um carro desatualizado em um curtíssimo período de tempo. Além disso, o motor novo promete mais potência com menor consumo. Para quem não se importa com essas variáveis e ficará feliz apenas com o novo visual, tudo bem. O desempenho é satisfatório e o consumo não é elevado.

Além das alterações visuais, internas e externas, a SW4 ganhou itens como airbags laterais e de cortina

Essa SW4 é oferecida apenas com a transmissão automática de quatro marchas. O motor turbodiesel eletrônico de quatro cilindros e três litros possui 163 cv e mostra seu brilho no torque de 35 kgfm que começa a 1.400 rpm e fica estável até as 3.400 rpm, garantindo uma boa força desde as baixas rotações e boas respostas ao comando do acelerador, em que pesem suas duas toneladas. Confortável, possui suspensão independente na dianteira (semelhante à da picape, mas com calibragem diferenciada de molas e amortecedores) e eixo rígido na traseira, que utiliza molas helicoidais em vez de feixes de mola da picape da qual deriva. O sistema de direção é mais lento que o esperado em suas respostas, mas adequado às limitações de estabilidade dos SUVs.

Um utilitário espaçoso e confortável, adequado para médias velocidades, que ganhou novos itens de série e opcionais, mas que tem um preço salgado para nossa realidade. Essa é a SW4 2012.

Toyota SW4 A/T Diesel

MOTOR quatro cilindros, em linha, 3,0 litros, 16V, turbo com geometria variável TRANSMISSÃO automática, quatro marchas, tração 4×4, reduzida, bloqueio do diferencial DIMENSÕES comp.: 4,71 m – larg.: 1,84 m – alt.: 1,85 m ENTRE-EIXOS 2,750 m PORTA-MALAS não disponível PNEUS 265/65 R17 PESO 1.995 kg ● DIESEL POTÊNCIA 163 cv a 3.400 rpm TORQUE 35 kgfm de 1.400 a 3.200 rpm VELOCIDADE MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível