A Toyota começou a testar no Brasil um motor que utiliza etanol em conjunto com a tecnologia híbrida plug-in – ou seja, que pode plugar na tomada, como o próprio nome indica. De acordo com a montadora japonesa, já no primeiro estágio, “os estudos se mostram promissores”.

A companhia ressalta que esses testes estão alinhados com os planos de investimento em avaliação para o próximo ciclo e a uma possível futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel).

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O modelo utilizado nos testes internos é de um propulsor híbrido plug-in, no entanto sua base é um sistema “híbrido full”, similar ao utilizado no Corolla Sedã e Corolla Cross, que tem bateria de alta capacidade e um motor elétrico de maior potência para gerar uma eficiência energética em torno de 70% maior quando comparado com modelos movidos somente a combustão.

“Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro, estamos animados com os testes em um híbrido plug-in”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, à imprensa.

E completa: “a indústria vem olhando cada vez com mais atenção aos benefícios do uso do etanol, o que é muito positivo, ainda mais quando combinado com a eletrificação – que é o caso dos veículos híbridos da Toyota”, comemora.