30/09/2025 - 11:30
Após a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) ser destruída por uma tempestade na segunda-feira, 22, a montadora paralisou a produção brasileira, que engloba as unidades de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), de onde saem os carros Corolla Cross e Corolla, respectivamente.
Sem estoque longo, as concessionárias da marca já sofrem com a falta de veículos. Das lojas checadas pela MOTOR SHOW na capital paulista, há raras unidades do Corolla Cross e não é possível nem mesmo reservar. Os vendedores alegam que a montadora não tem previsão de retomada das vendas do modelo.
O mesmo ocorre com o Corolla, mas que apresenta ainda poucas unidades. No entanto, em alguns casos, nem à vista o consumidor poderá adquirir o sedã, pois as lojas só aceitam a compra com a troca de um carro seminovo ou usado.
Para o Yaris Cross, que teve seu lançamento adiado, a pré-venda ocorre normalmente nas lojas paulistanas. Os interessados devem dar um sinal de R$ 10 mil para reservá-lo.
Questionada pela MOTOR SHOW sobre a falta de carros, a Toyota não comentou sobre o tema até a publicação desta matéria.
+ Toyota deixará de produzir 25 mil carros no Brasil em 2025
+ Os problemas da Toyota no Brasil: fábrica destruída, falta de motores e layoff de funcionários

Plano emergencial da Toyota
A Toyota aprovou um plano de emergência no Brasil, que tem como objetivo preservar os empregos de suas plantas, assim como dar continuidade às operações no país.
“Entre as medidas aprovadas, estão as férias emergenciais para equipes ligadas à produção das unidades Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), no período de 1º a 20 de outubro, e a possibilidade de lay-off na sequência. Essas ações foram definidas de forma conjunta para garantir a proteção das pessoas e viabilizar a retomada segura das atividades”, disse a montadora em nota divulgada à imprensa.
No domingo, 28, os trabalhadores da fábrica da Toyota de Sorocaba (SP) aprovaram o layoff proposto pela montadora. O resultado foi divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Danos em Porto Feliz e reparo da unidade
Na unidade de Porto Feliz, a companhia segue com o levantamento detalhado dos danos e a elaboração dos planos de reparo. A Toyota confirmou que esse ano não haverá produção e alegou que “os estragos foram de mais de 90% da planta”.
“A Toyota do Brasil destaca que está trabalhando para minimizar os impactos em toda a cadeia e a seus clientes. Paralelamente, a companhia atua intensamente para restabelecer, no menor prazo possível, as atividades de produção de veículos em Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países.”

Toyota deixará de produzir 25 mil carros até o final de 2025
A Toyota deixará de produzir cerca de 25 mil carros no Brasil até o final de 2025. A informação foi confirmada com interlocutores da montadora.
A unidade de Porto Feliz fornece propulsores 1.5 e 2.0 às demais plantas. Em Sorocaba (SP) são feitos o Corolla Cross, Yaris (exportação) e Yaris Cross (que seria lançado no dia 16 de outubro, mas foi adiado); e em Indaiatuba (SP) é montado o Corolla sedã.
Houve a paralisação total da companhia no Brasil, desde quarta-feira, 24. No entanto, a fabricante estuda importar motores de outros países para mitigar a situação, mas a previsão, por enquanto, é que a produção retome em 2026.
