23/07/2025 - 6:00
O Yaris Cross está cada vez mais próximo de chegar oficialmente ao mercado nacional. Ele será a primeira grande aposta da Toyota no tão concorrido segmento de SUVs compactos, para peitar VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Honda HR-V e afins, e sua chegada deve acontecer em outubro. Essa data, aliás, já foi confirmada até pela própria fabricante japonesa.
+ Toyota confirma lançamento do Yaris Cross para outubro no Brasil
+ Fiat Pulse e Fastback 2026: mal chegaram e já estão em promoção; saiba mais

Dimensões do Toyota Yaris Cross
De porte razoável para a categoria, com cerca de 4,3 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos (um Creta tem 4,33 X 1,79 m X 1,63 m X 2,61 m, para efeito de comparação), o Yaris Cross será um alento para quem busca um SUV compacto com motorização híbrida convencional. Até agora, não há concorrentes diretos para ele, e quem chega mais perto são os híbridos-leves da Fiat, Pulse e Fastback.

Motorização
Essa sua tecnologia é igual à do irmão maior Corolla Cross, que inclui um motor elétrico capaz de mover o carro sozinho por curtas distâncias, e baterias de tração que forneçam carga suficiente para ele. Esse tipo de propulsão não é novo, e muito menos inédito, porém ainda não está em nenhum SUV compacto.

A tal tecnologia híbrida do SUV pequeno da Toyota deverá ficar restrita as suas versões mais caras. As mais baratas vão trazer uma nova versão do 1.5 16v naturalmente aspirado que movia a linha Yaris Hatch e Sedan (neles, rendia até 110 cv de potência com cerca de 15 mkgf de torque), que talvez ganhe aumentos nesses números. A transmissão automática é CVT, numa receita que lembra a do Nissan Kicks Play, inclusive considerando o baixo peso da sua carroceria (cerca de 1.150 kg).

A configuração híbrida mescla o 1.5 16v naturalmente aspirado, operando no ciclo Atkinson, com potência e torque tímidos: 92 cv e pouco mais de 12 mkgf, respectivamente. Ele opera junto de um motor elétrico dianteiro de outros 81 cv e 14,5 mkgf, ao menos nas especificações asiáticas, onde o Yaris Cross já é vendido. No total, a Toyota fala em aproximadamente 113 cv combinados.

Como vantagem, graças as baterias de 0,7 kWh que vão debaixo do banco traseiro, ele consegue rodar em baixas velocidades como um modelo 100% elétrico, sem queimar gasolina. Rivais como os Fiat T200 Hybrid precisam sempre do motor a combustão. Essas versões híbridas do Yaris Cross também são equipadas com uma transmissão CVT, porém aqui é dedicada a powertrains híbridos.

Consumo do Toyota Yaris Cross
Esse conjunto, segundo a Toyota da Tailândia, promete consumo médio de até 30 km/l de gasolina, fazendo render bastante o pequeno tanque de combustível, com apenas 36 litros. As versões convencionais, só 1.5 a combustão, tem 42.

Ainda que seja fruto de um projeto de baixo custo, destinado a mercados emergentes, o Yaris Cross não dispensa algumas tecnologias, como freios a disco nas quatro rodas, por exemplo. O sistema de suspensões é tradicional, com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, similar a dos rivais de preço e categoria. Faz parte da concepção básica da sua plataforma, uma modular que, na realidade, nasceu para servir aos modelos da Daihatsu, marca de produtos baratos da Toyota.
Equipamentos do Toyota Yaris Cross
Além disso, ele vem bem recheado de equipamentos, com direito a teto-solar panorâmico, freio de mão eletromecânico, conjunto óptico inteiro em LED, painel de instrumentos digital, multimídia com conexões sem fio (e bom tamanho de tela), 6 airbags, pacote ADAS com vários assistentes de condução, ar-condicionado automático digital com saídas traseiras, câmeras 360º, carregador de celular sem fio, rodas de liga-leve de até 17”, entre outros.
Por dentro, analisando pelas fotos, há um amplo espaço interno, especialmente no banco traseiro. Os bancos, dependendo da versão, podem ser forrados em couro sintético. A Toyota ainda promete bons 471 litros de capacidade do porta-malas, um dos maiores da categoria, de longe.
Quando deverá custar?
O que vai fazer do Yaris Cross uma compra pra lá de interessante, ou não, será o preço que a Toyota vai vendê-lo. Como a fabricante japonesa vai fazer do seu novo modelo o mais barato por aqui (os Yaris Hatch e Sedan já saíram de linha, vale lembrar), e seu projeto não prevê preços exorbitantes, podemos esperar o SUV pequeno por cifras abaixo de R$ 180 mil nas versões mais caras, dependendo.
As naturalmente aspiradas deverão, inclusive, roubar mercado de SUVs menores, como Renault Kardian, VW Nivus, Fiat Pulse/Fastback e afins. Talvez, inclusive, com opção abaixo dos R$ 120 mil, atual teto de preço para isenção de IPI e ICMS no caso de compra por pessoas com deficiência (PCD).