11/12/2025 - 16:06
Levou bomba! O Yaris Cross, SUV compacto da Toyota, mal chegou ao mercado brasileiro e já foi avaliado pela entidade Latin NCap, que testa a segurança de modelos vendidos na região sul-americana há quinze anos. Apesar do preço salgado, e aposta na tecnologia de versões híbridas, ele desapontou no quesito segurança: conseguiu só duas estrelas de cinco possíveis, e foi criticado pelo Latin NCap.
+Salão do Automóvel: Toyota Yaris Cross chega às lojas em fevereiro; veja preços
+Peugeot 2008 leva ‘bomba’ em teste de colisão

Yaris Cross tem concorrentes 5 estrelas
Oferecido por aqui em quatro versões a partir de R$ 161,4 mil, o Yaris Cross briga diretamente com outros SUVs reconhecidos pela segurança: VW T-Cross e Novo Nissan Kicks, por exemplo, gabaritaram seus últimos testes de colisão do Latin NCap. E, com esse vexame das duas estrelas, o modelo da Toyota entra para o mesmo “balaio” de Peugeot 2008, que também levou bomba quando foi avaliado pela entidade.

Segundo o Latin NCap, o exemplar avaliado considera os padrões dos carros feitos no Brasil (Sorocaba, SP) e na Indonésia, que tem similaridades fortes de projeto. Ele foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e prova de ESP, como manda o protocolo.

Notas
Com isso, o Yaris Cross conseguiu oferecer 77,01% de proteção para ocupantes adultos, 69,29% para crianças, 55,60% para pedestres e obteve 58,14% de pontuação para o ADAS. De acordo com a entidade, o carro mostrou estrutura estável no impacto frontal, área dos pés estável, e proteção marginal para o peito do motorista nos impactos frontal e lateral de poste. Além disso, os ocupantes infantis mostraram proteção completa ao serem instalados voltados para trás com ancoragens ISOFIX, como pede a lei.

O que baixou sua nota?
Mas, de onde veio a nota ruim? De dois pontos, principalmente: limitações no sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) que pode não reconhecer pedestres (tecnologia que o Latin chama de VRU), e falta de opção para desativar o airbag do passageiro, o que complica a instalação de cadeirinhas infantis na frente. Além da ausência do interruptor, os testes também apontaram para a falta de luzes de aviso dedicadas ao tal airbag desativado.

Mesma nota de Yaris Hatch e Sedan
Com isso, o Yaris Cross acabou se equivalendo ao Novo Yaris hatch/sedan, também testado pela entidade, já que é comercializado em alguns mercados latino-americanos. Ou seja: toda a família Yaris teve a mesma nota, de duas estrelas. Os pontos passíveis de reclamação dos novos Yaris hatch e sedan foram os mesmos do Cross: não é possível desligar o airbag do passageiro, e o AEB pode não reconhecer pedestres. Esses dois modelos são feitos na Tailândia e na França.
