O Toyota Yaris vendido na Europa acaba de ganhar uma nova geração. Diferente do Yaris feito no Brasil (e no Sudeste Asiático), o carro dos europeus marca a estreia da variação GA-B da plataforma modular TNGA — que tem vários componentes em comum com a variação GA-C do novo Corolla — e de um novo conjunto motriz híbrido.

De acordo com a Toyota, a nova geração foi desenvolvida com o foco no prazer ao dirigir e para ser “o compacto mais seguro do mundo”. Na comparação com o carro atual, o novo Yaris perdeu 5 mm no comprimento e 40 mm na altura. Mas ganhou entre-eixos 50 mm mais longo e ficou 50 mm mais largo.

Sob o capô, o destaque é o novo conjunto motriz híbrido de quarta geração da Toyota, que faz a sua estreia global no Yaris. Composto por um novo motor 1.5 de três cilindros — derivado do usado no SUV RAV4 Hybrid — e um propulsor elétrico, desenvolve até 15% mais força e tem consumo de gasolina 20% menor do que o híbrido da geração anterior.

O novo Yaris é o primeiro modelo compacto do mundo equipado com um airbag central. O equipamento fica posicionado entre os assentos dianteiros e tem como objetivo aumentar a proteção dos ocupantes em caso de impacto lateral. A lista de equipamentos traz ainda itens como Head-Up Display (HUD) de 10″, painel de instrumentos com duas telas digitais e carregador de celular por indução.

PreviousNext