Toyota Yaris recebe apenas 1 estrela no Latin NCap; assista

0
6
Foto: Divulgação

O Toyota Yaris recebeu apenas uma estrela (das cinco possíveis) no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCap, que solicitou à montadora melhorias de forma urgente. Foram testadas as versões hatch e sedã de 2019.

O Toyota Yaris é produzido no Brasil e na Tailândia e possui dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão. O modelo popular do segmento B atingiu 41,43% em Proteção de Ocupantes Adultos, 63,85% em Proteção de Ocupantes Crianças, 61,63% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​de Estradas e 41,86% em Sistemas de Assistência à Segurança.


+ Avaliação: Toyota Yaris Cross é um SUV compacto e híbrido candidato à fabricação nacional
+ Toyota Mirai entra no livro dos recordes com 1.360 km sem abastecer

O Yaris para o mercado latino-americano não oferece airbags laterais de cabeça e corpo como é oferecido pelo mesmo modelo para o mercado da Malásia, por exemplo.

Testes

O Yaris foi testado das seguintes formas: impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

O resultado de uma estrela é explicado, segundo o Latin NCap, por uma proteção fraca no impacto lateral, proteção marginal na chicotada cervical, falta de airbags padrão para proteção de cabeça e falta de Aviso de Cinto de Segurança (SBR). Além disso, a proteção de pedestres mostrou um desempenho de nível razoável.

Assista ao vídeo abaixo:

Posicionamento da Toyota

Procurada, a Toyota emitiu o seguinte posicionamento:

“A segurança é sempre uma prioridade para a Toyota. Entendemos os novos critérios de avaliação do LatinNCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos.

O modelo Yaris comercializado na América tem um número significativo de itens de segurança, desde as versões de entrada. Não obstante, continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca”.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Avaliação: Fiat Toro Ultra é Compass diesel em forma de picape com “porta-malas”; vale a pena?
+ Sprinter vira motorhome completo; conheça o modelo
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking e veja todos os elétricos à venda hoje
+ Nissan inicia as vendas do Kicks XPlay nas concessionárias; veja o preço
+ Crise dos chips: entenda por que faltam carros zero no mercado e os preços dos usados dispararam
+ Kombi motorhome: conheça a empresa que customiza o modelo
+ Veja quais são os 10 carros populares mais roubados em SP
+ Confira a galeria de fotos do Fiat Pulse
+ Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0