31/08/2021 - 14:54
A partir de hoje, os proprietários de veículos de alguns estados poderão assinar a autorização de transferência do veículo por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que dispensa o reconhecimento de firma em cartório e agiliza o processo de transferência.
Por enquanto, a assinatura digital poderá ser feita apenas em transferências entre pessoas físicas e empresas integradas ao Registro Nacional de Veículos em Estoque, o Renave. Com o processo eletrônico, também não há necessidade de despachantes ou qualquer outro intermediário.
Lei pode prorrogar isenção de IPI na compra de carro PCD
CNH já tem validade mais longa: veja mudanças na lei
Detran: documento do carro será 100% digital em 2021
O sistema do Governo faz a checagem nas bases de dados se há algum impedimento à transação e valida o procedimento. Tudo acontece em instantes, aliás, podendo ser feita na hora da compra e venda de um veículo.
Por enquanto, a transferência eletrônica pode ser feita apenas em estados onde o Detran tiver aderido ao Renave. Até agora, apenas Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Goiás estão no Renave e já podem realizar as transferências pelo aplicativo.