Com telas cada dia maiores, os smartphones com o Google Maps vêm roubando espaço dos GPS portáteis. Afinal, se os celulares estão sempre na bolsa ou no bolso, por que carregar mais um aparelho? Além de navegar passo a passo, o app tem informações em tempo real sobre as condições de trânsito em grandes cidades e estradas em seu entorno: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Brasília, Campinas, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador.

Basta abrir o mapa da cidade para ver como está o trânsito: as vias em vermelho têm trânsito péssimo; em amarelo, congestionado; em verde, livre. Escolhendo um destino, a navegação passo a passo indica o melhor caminho e o tempo estimado para chegar ao destino. É possível solicitar caminhos alternativos, e aí ele mostra as opções de rota, coloridas conforme o tráfego, e o tempo que cada uma levará para ser percorrida. Além disso, há recursos adicionais, como o histórico de rotas, que grava diariamente um mapa com os caminhos percorridos, e o Google Locais – com localizador de restaurantes e lojas, entre outros, comentados pelos usuários.

A maioria dos recursos funciona em iPhones, Blackberrys e celulares Nokia ou com Windows – mas a navegação e o Locais só nos aparelhos com Android. O aplicativo e as informações de trânsito são gratuitos, mas é essencial que o celular esteja conectado à internet, mesmo que a conexão seja lenta. Além disso, é bom ter um suporte para fixar o smartphone no parabrisa ou no painel.

Reckless Racing (Android e iOS)
Um divertido game de corrida off-road com carros bastante inusitados e um modo “delivery”, no qual o jogador tem de buscar um objeto e guinchá-lo até o destino. Além de ter gráficos de alta qualidade, o game é bastante realista: as curvas precisam ser feitas de lado, como nos ralis de velocidade. Custa US$ 1,99 para Android e US$ 3,99 para os aparelhos da Apple (iOS).