A moda “aventureira” na linha Volks foi inaugurada pelo CrossFox em 2005. Como a fórmula fez sucesso, foi repetida na Space Cross e na Saveiro Cross. O Gol Rallye, apesar de menos marcante, nasceu no mesmo ano que o CrossFox e com a mesma filosofia. Agora, foi atualizado para o novo visual do hatch. O modelo mantém o jeitão robusto, as suspensões elevadas e o desenho harmônico, sem exageros. Ganhou um novo para-choque dianteiro com grandes faróis auxiliares de neblina e longo alcance, semelhante ao da Saveiro Cross, além de grade do radiador com acabamento preto brilhante e logotipo alusivo à versão, molduras nos para-lamas, faixa lateral, aerofólio e para-choque traseiro com difusor de ar integrado.

Por dentro, o destaque está nas colunas e no teto em tom escuro. O painel texturizado em dois tons (cinza e preto), as pedaleiras de alumínio e os bancos com o bordado Rallye nos encostos (opcionalmente de couro) dão um toque de esportividade. O motor é 1.6 e o câmbio de cinco marchas pode ser manual ou automatizado I-Motion, como o do modelo avaliado. No modo automático, as mudanças vêm acompanhadas de leves “soluços”, mas podem ser feitas trocas sequenciais na alavanca ou pelas borboletas no volante.

Em relação à versão normal, as suspensões foram erguidas em 28 mm e ganharam novas molas e amortecedores, além de uma barra estabilizadora maior. Apesar de mais alto, o Gol Rallye contorna as curvas de forma equilibrada e sem deixar a carroceria rolar além da conta, como pudemos comprovar em um test drive em um autódromo particular no interior de São Paulo. As rodas aro 16 são exclusivas da versão e podem vir opcionalmente pintadas de prata escura.

Em segurança, o modelo tem de série os airbags dianteiros e os freios ABS, além de encostos traseiros de cabeça para todos os ocupantes. A nova arquitetura eletrônica permitiu a instalação de novos itens, como o ESS (Emergency Stop Signal), que faz as luzes de freio piscarem em freadas bruscas e, quando o veículo para, aciona o pisca-alerta para avisar os outros motoristas. Os sensores de estacionamento são item de série e mostram na tela do rádio a distância do veículo em relação ao obstáculo. Já para reduzir o consumo de combustível, o Eco Comfort ensina a forma mais econômica de dirigir.

Com preço sugerido de R$ 45.850, o Gol Rallye se mostra uma alternativa mais barata para o CrossFox. Assim como ele, tem algumas vantagens para encarar estradas de terra, mas, no fundo, nasceu para ficar mesmo é nas selvas de pedra com ruas esburacadas.