A Uber suspendeu na última segunda-feira (30) o seu serviço de mototáxi em São Paulo. Denominado de Uber Moto, a opção de carona na cidade iniciou no dia 5 de janeiro.

“Entendemos que a prefeitura da cidade ainda necessita de estudos mais aprofundados, que vêm sendo conduzidos por meio de um grupo de trabalho técnico que já conta com a participação da Uber”, afirmou a empresa em nota divulgada à imprensa.

E completa: “em comum acordo, ainda que amparados em legislação federal que permite o serviço, suspendemos o Uber Moto em São Paulo enquanto continuamos trabalhando diretamente com o executivo municipal à procura de alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade”.

No Brasil, o Uber Moto foi lançado em 2020 e chega a usuários de mais de 160 cidades.

99Moto

A 99, que projetava iniciar as operações de mototáxi em São Paulo nesta terça-feira (31), também cancelou o serviço.

“A 99, em contato com a Prefeitura, nesta segunda-feira (30/01), informou sua decisão de não ativação do serviço do 99Moto na cidade de São Paulo neste momento. A empresa segue comprometida em contribuir com o grupo de trabalho do município para garantir ainda mais segurança através de tecnologia e parcerias com o poder público – além de continuar oferecendo opções acessíveis de locomoção e oportunidade de ganhos para cada vez mais pessoas”, afirmou em nota.

“A 99 reafirma que a modalidade de transporte individual privado por motocicletas e sua intermediação por aplicativos são atividades legais, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana. E que os limites da regulamentação do transporte de passageiros são definidos exclusivamente na esfera federal. A 99 reforça que atenderá ao pedido da Prefeitura por mais dados para que possa demonstrar a importância do serviço para a população, especialmente nas periferias da cidade”.

+ Honda XR650L 2023 é moto trail equipada com carburador
+ BMW Motorrad entra em ano de centenário com recorde de vendas
+ Faixa Azul para motos será ampliada para mais 220 km em SP
+ Suzuki promete lançar sua primeira moto elétrica em 2024

Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo suspendeu, temporariamente, a utilização de motocicletas para o transporte remunerado de passageiros por aplicativos, segundo o decreto do prefeito Ricardo Nunes, publicado no dia 7 de janeiro no Diário Oficial. A gestão paulistana também já havia notificado a Uber e a 99 sobre a suspensão.

“Qualquer empresa que ofereça o serviço de transporte de passageiros por motocicleta na capital, seja por mototáxi ou aplicativo, estará sujeita a sanções administrativas por parte do órgão como multa e até o descredenciamento para operar na cidade”, disse a prefeitura em comunicado.

Acidentes

Segundo a administração do município, o motivo do cancelamento é a segurança dos motociclistas, “como a redução no número de acidentes fatais no trânsito e o impacto no sistema público de saúde”.

“A redução no número de óbitos por sinistros no trânsito consta, inclusive, como meta 39 do Programa de Metas da Prefeitura. O objetivo é reduzir o número de casos fatais por 100 mil habitantes, que, em dezembro de 2020, indicava 6,56 para 4,5 em 2024”.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Toyota reduz valor do Yaris e sedã automático vira o mais barato do Brasil
+ Honda XR650L 2023 é moto trail equipada com carburador
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Teste rápido: ao volante do Macan 2023, o Porsche mais barato no Brasil
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Avaliação: Mercedes-Benz EQB 250 leva sete pessoas e é 100% elétrico
+ Confira quais são os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Licenciamento SP 2023: confira o calendário completo
+ Confira o valor do seguro dos 10 carros 0km mais vendidos em 2022
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Honda Civic híbrido supera 25 km/l na cidade e não decepciona ao volante; veja como funciona