01/04/2011 - 0:00
Não há segredo nenhum no fato de que o Mercedes Classe C foi reformulado. A nova versão foi apresentada no Salão de Detroit deste ano. A marca, mostrando respeito por seu consumidor, não escondeu os planos futuros da AMG (divisão de esportivos da marca ) para sua linha de motores. Os V8 aspirados de 6,2 litros (que eles chamam de 6.3) estão sendo gradativamente substituídos pelo novíssimo V8 biturbo de 5,5 litros (batizado de M157). Além de mais potente e com mais torque, o novo motor é mais econômico e menos poluidor. Assim, o que você acha que vai acontecer com o C 63 AMG da foto acima? Vai simplesmente sumir. Para um carro que tem preço sugerido de cerca de R$ 337 mil, uma compra neste momento pode ser financeiramente catastrófica – ou render um belo desconto. Fique atento!
Mas se cifrões não o preocupam (ou o desconto for bom), você está interessado em performance e não quer esperar até o segundo semestre, esse é o seu carro. A exemplo dos carrões americanos, o C 63 AMG está mais para cavalo brabo que precisa ser domado do que para um carro com desempenho seguro e comportamento controlado. O ex-campeão de F-1 Alain Prost, em uma avaliação do sedã esportivo para nossa associada italiana Quattroruote em sua pista de testes nos arredores de Milão, Itália, afirmou que havia uma desproporção entre o desempenho do motor e a performance do chassi – fato que fazia sua condução esportiva ser mais estressante do que prazerosa: qualquer desatenção pode fazê-lo perder o controle. E o tricampeão estava certíssimo: tive a oportunidade de andar rápido com o C 63 AMG no autódromo de Interlagos e constatei seu comportamento arisco, saindo de frente nas tomadas de curvas e ameaçando rodar no contorno caso não dosasse corretamente o acelerador. Como referência, o comportamento dinâmico do seu irmão maior, o E 63 AMG – dirigido na mesma ocasião -, era dócil e previsível, como se espera de um legítimo esportivo alemão.
A palavra Sport junto ao conta-giros indica a opção pelo modo esportivo, mais rápido, do câmbio automático convencional
O desenvolvimento do C 63 foi complicado. Para colocar o grande V8 no pequeno espaço disponível, a AMG aumentou o comprimento das longarinas da parte frontal do monobloco. Uma operação delicada, feita criteriosamente, mas que envolvia riscos. A partir do para-brisa, a frente do C 63 é mais longa. Por isso, capô e para-lamas são diferentes, assim como para-choques e grade. Mas o que de fato explica por que o carro é tão arisco ao ser conduzido esportivamente são seus 457 cv e o assombroso torque de 61,2 kgfm. Em condições normais de uso o C 63 atual é delicioso: com força abundante, retoma velocidade rapidamente e acelera como gente grande: vai de zero a 100 km/h em rápidos 4,5 segundos e chega aos 250 km/h, limitados eletronicamente (com um pacote opcional, o limite sobe para 280 km/h). Um brinquedo caro e que está para ser renovado. Confira ao lado como será a nova versão, que, apesar de não ter o novo motor, traz outras novidades.
A tela no centro do painel é retrátil e as grandes borboletas permitem trocas sequenciais de marcha sem que o motorista precise tirar as mãos do volante
As quatro saídas de escape na traseira deixam bem claro que apesar de ser um sedã pequeno, este Classe C é poderoso
Mercedes C 63 AMG
/ MOTOR oito cilindros em V, 6,2 litros, 32V, aspirado
/TRANSMISSÃO automática sequencial, trocas por
borboletas no volante, sete marchas, tração traseira / DIMENSÕES comp.: 4,73m – larg.:1,80m – alt.: 1,44m / ENTRE-EIXOS 2,765 m / PORTA-MALAS 475 litros / PNEUS 235/40 R18 (diant.) – 255/35 R18 (tras.) / PESO 1.730 kg GASOLINA / POTÊNCIA
457 cv a 6.800 rpm / TORQUE 61,2 kgfm a 5.000 rpm / VELOCIDADE MÁXIMA 250 (limitada) / 0 – 100 km/h
4s5* / CONSUMO 7,4 km/l (média cidade/estrada)* / CONSUMO REAL não disponível *dados da Europa
O SUBSTITUTO
O novo C 63 AMG será apresentado este mês no Salão de Genebra, na Suíça, e chega aqui no início do segundo semestre. Além de sutis mudanças visuais, a versão 2012 tem reformulações mecânicas. Diferentemente do que foi noticiado por muitos, ele continua com o 6.2 V8 aspirado e não ganha o 5.5 V8 biturbo dos novos AMG – por falta de capacidade produtiva da AMG.
Mesmo sem o motor biturbo, ele ficará melhor, pois o restante de sua mecânica foi reformulado: o câmbio agora é um automatizado de sete marchas e dupla embreagem, as suspensões foram refeitas e recalibradas e o sistema de direção é elétrico. Com isso, houve uma redução de cerca de 10% no consumo e na emissão de poluentes.
Mercedes C 63 AMG (novo)
/ MOTOR oito cilindros em V, 6,2 litros, 32V, aspirado/ TRANSMISSÃO manual automatizada com borboletas no volante, sete marchas, dupla embreagem, tração traseira / DIMENSÕES comp.: 4,73m – larg.:1,80m – alt.: 1,44m / ENTRE-EIXOS 2,765 m / PORTA-MALAS 475 litros / PNEUS 235/40 R18 (diant.) – 255/35 R18 (tras.) / PESO não disponível GASOLINA / POTÊNCIA 457 cv a 6.800 rpm / TORQUE 61,2 kgfm a 5.000 rpm / VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h (limitada) / 0 – 100 km/h 4s5 / CONSUMO 8 km/l (média cidade/estrada, na Europa) / CONSUMO REAL não disponível