esde que o Mercedes CLS foi lançado em 2004, confesso que virei um fã dos cupês de quatro portas. Esse estilo de carroceria une esportividade à funcionalidade dos sedãs. Quando olhei para este A5 Sportback, não quei nada triste de ter que passar o fim de semana na companhia deste alemão. E ainda esbanjando muito estilo, porque na linha 2012, ele chegou reestilizado com novos faróis, as lanternas ganharam uma iluminação diferente, grade, para-choques e rodas redesenhados. Até imaginei que arrumaria uma companhia feminina para passear com esse carrão.

Essa versão Ambition tem preço de R$ 197.700 (a marca também comercializa a Ambiente, de 180 cv, por R$ 163.900). Ou seja, é mais barato que o irmão A5 Coupé (R$ 202.866) e oferece mais comodidade pelas quatro portas e pelo tamanho maior, embora ambos compartilhem a plataforma do A4. Devido à sua altura e ao desenho da carroceria, encontrei uma certa di culdade para entrar. Já acomodado nos bancos esportivos, comecei a reparar no acabamento esmerado, nos detalhes em aço escovado e no novo volante com ótima empunhadura.

O motor dois litros com turbo, segundo a marca, teve  o consumo reduzido em 18% e o AVS (Audi Valve System) varia o tempo de abertura e fechamento das válvulas para alternar o desempenho em baixas e altas rotações. Além disso, também tem o sistema Kers para aumentar a e ciência. Fez falta um start-stop, mas, na cidade, foi possível fazer médias de até 10 km/l. As respostas são ágeis e o câmbio troca as sete marchas de maneira imperceptível. Pelo Drive Select, escolhi o modo de condução Dynamic – que muda as características da direção, do motor e do amortecimento – e fui “abusar” da máquina. Nas curvas, a tração Quattro com novo diferencial e a função de vetorização de torque aumentou a estabilidade. 

Não consegui a companhia feminina que esperava, mas resolvi voltar para casa curtindo uma música vinda do poderoso sistema Bang&Olufsen, com o controle de cruzeiro adaptativo ligado e sem me perder, pois o MMI (Multi Media Interface) integra o navegador e os comandos de voz. Se tivesse disponíveis R$ 197.700 na conta, sem dúvida nenhuma, estacionaria esse A5 Sportback na minha garagem de nitivamente.

 

CONTRAPONTO

? De fato, os cupês de quatro portas unem funcionalidade e esportividade. No caso desse A5 Sportback, há ainda a vantagem de a tampa do porta-malas se abrir como em um hatch, permitindo rebater o banco traseiro e levar grandes objetos. Além disso, o espaço no banco traseiro foi mantido em relação ao A4 – inclusive para as cabeças. Mas, para que isso acontecesse, foi necessário colocar o assento em uma posição mais baixa, e minha mulher não gostou nem um pouco. Levantar dali com um bebê no colo exige esforço e o banco baixo faz os joelhos car altos, o que não é cômodo. Mas não é por isso que, diferentemente do Rafael Déa, não compraria o modelo. Não ligo muito para etiqueta e não compro carro por status. Abriria mão da Audi e esperaria para levar para casa, mais ou menos pelo mesmo preço, o novo Volkswagen CC. O “primo pobre” do Audi (que nada tem de pobre) também tem câmbio de dupla embreagem e um pacote de equipamentos recheado, além de ser mais espaçoso, ter tração integral e um motor 3.6 V6 de 300 cv!