Seu estilo foi claramente inspirado no recente Alfa 8C (confira a semelhança das linhas nas imagens sobrepostas da página ao lado) e certamente antecipa o design da marca para o próximo ano. A plataforma do modelo é a mesma do Grande Punto produzido na Itália e que é diferente do nosso, que utiliza uma plataforma própria desenvolvida a partir da base do Idea, para produtos do mercado nacional. Mas, claro, apesar de compartilhar a plataforma com um Fiat, há uma evidente personalização Alfa Romeo no bom comportamento dinâmico da MiTo.

ALFA ROMEO MITO R$ 63.000

(NA EUROPA)

A marca não quis correr o risco de confundir o comprador da Alfa com o consumidor da Fiat. Mas, ao que tudo indica, o objetivo da nova MiTo é abrir a marca para consumidores que até então não tinham acesso aos seus produtos. Um “alfinha” pequeno (o modelo tem 4,06 m de comprimento), a um custo atraente (19.500 euros na Itália, cerca de R$ 63 mil), mas com design exclusivo e comportamento que só os Alfa costumam ter.

No conjunto motor/câmbio, tem a mesma configuração utilizada pelo Punto Turbo, que será apresentado em outubro no Salão do Automóvel: motor de quatro cilindros, 1.4 16V Turbo de 155 cv e câmbio manual de seis marchas. Um motor interessante (mostra baixo consumo e bons índices de potência e torque), suave (é silencioso e dócil nos baixos regimes) e moderno (equipa boa parte da linha ALFA ROMEO MITO R$ 63.000 Fiat européia com potências que variam dos 78 cv, a versão aspirada, até os 180 cv na versão mais “nervosa” especialmente desenvolvida pela Abarth). Falta apenas um pouco de progressividade nessa configuração para 155 cv: o bom torque proporcionado pelo turbo no 1.4 (máximo de 21 kgfm) surge de maneira acentuada nos médios regimes de rotações, tornando a condução algumas vezes incômoda.

Com um interior para lá de esportivo, conseguiu conciliar conforto e esportividade. Uma proposta que certamente poderia servir ao mercado nacional. Chegaria ao Brasil a um preço atraente, na casa dos R$ 95 mil/R$ 100 mil (preço próximo ao dos nacionais Golf GTi ou Honda Si), utilizando uma mecânica semelhante à do Punto Turbo, o que facilitaria o intercâmbio de algumas peças, o treinamento dos mecânicos da rede…. Um Alfa para todos que poderia ser também para nós. Por que não?

O modelo é o primeiro da marca com volante de assistência elétrico. Ao lado, uma alavanca que, dependendo da opção do motorista e das condições da estrada, modifica alguns parâmetros de funcionamento do veículo. Quando selecionada a posição Dynamic, por exemplo, o torque passa de 21 kgfm para 23 kgfm