A iluminação interior tem LEDs, o sistema de visão noturna detecta pedestres, a alavanca de câmbio inova e o banco traseiro é ultraluxuoso

Fazer um carro no qual toda a tecnologia Audi pode ser empregada sem preocupação com custo. Esse foi o lema da Audi para o novo A8. Com motor V8 e transmissão Tiptronic de oito velocidades, o grandalhão garante bom desempenho com suavidade.

O modelo tem visual clássico com pitadas de esportividade, como a baixa altura – que lhe dá um ar de cupê. Aliás, sua carroceria usa a tecnologia Audi Space Frame: toda feita em alumínio e, nesta geração, 25% mais rígida e 6,5 quilos mais leve. Outro destaque está no conjunto ótico formado por LEDs, que, além de iluminar melhor, garantem uma aparência mais agressiva (no farol dianteiro, por exemplo, eles formam um belo arco).

O visual atrai, mas o grande apelo está no interior. Espaçoso e refinado, o A8 trata os ocupantes como ilustres visitantes. Por meio de uma tela de sete polegadas no painel é possível personalizar quase tudo – desde seu comportamento dinâmico até as cores da luz ambiente. Já o sistema Audi Drive Select permite que o motorista mude as características de suspensão, motor, transmissão e direção, escolhendo os modos Comfort, Auto ou Dynamic. Há ainda o modo “individual”, que possibilita personalizar separadamente cada componente.

Para quem viaja no banco traseiro, o modelo também agrada: há 12 ajustes elétricos diferentes nos bancos, controles do ar-condicionado digital e massageador no encosto. Por ser bastante usado por executivos, que usam motoristas e viajam bastante no banco traseiro, também é possível “empurrar” o banco da frente com um controle na parte traseira.

A tela central de LCD mostra as informações e configurações do carro, além de imagens da tevê ou do DVD, e pode ser guardada dentro do painel. Conforto também para o motorista – mas atrás é melhor

Além do excelente desempenho, o motorista também desfruta de bastante comodidade. O piloto automático adaptável, além de manter a velocidade, monitora e guarda uma distância constante do veículo à frente: se o trânsito parar, o carro para. Quando o trânsito volta a fluir, ele retoma a velocidade pré-selecionada. Com isso, resta a quem dirige apenas controlar a direção, usando o volante.

Outro sistema que impressiona é o assistente de visão noturna. Por meio de uma câmera térmica instalada na grade dianteira, ele exibe a imagem em uma tela no painel. O sensor de infravermelho tem alcance de cerca de 300 metros para a frente e 50 metros para cada lado. Ao identificar uma pessoa, o visor a destaca em vermelho para evitar atropelamentos.

Lançado há poucos meses (quando foi mostrado por nós, na edição de janeiro), o modelo será vendido no Brasil depois do Salão do Automóvel. O preço deverá girar em torno de R$ 500 mil e seus principais concorrentes são o BMW Série 7 e o Mercedes Classe S (avaliado nesta edição, mas, em uma versão híbrida).