Apesar de já estar no mercado desde a primeira metade da década, o Fiat Idea ainda chama a atenção por onde passa. Suas constantes modificações saltam aos olhos dos apaixonados por carros.

“Olha o Idea, fala se ele não é a minha cara?”, comentaram duas amigas ao avistar o modelo avaliado numa avenida de São Paulo. Brincadeiras à parte, a realidade é que o Idea não é dos melhores carros da categoria, mas possui sim bons atributos, como o design bem resolvido, o bom espaço interno e o desempenho do motor 1.8, que desenvolve 112 cv de potência com gasolina e 114 cv com álcool.

Mas também é verdade que o câmbio manual automatizado Dualogic, a novidade que motivou esta avaliação, deveria tornar a dirigibilidade mais cômoda, mas na prática não é tão agradável. O sistema decepciona nas trocas de marcha, pois demora a responder às acelerações e, diferentemente do motorista, não dosa a embreagem à necessidade de uso, tornando os trancos constantes e inevitáveis em balizas e ultrapassagens.

No mais, o Idea Adventure Locker Dualogic 2010 é um carro interessante para os que buscam um carro confortável e com bom espaço para a família (embora o porta-malas não seja dos maiores) e que gostam de mostrar seu espírito aventureiro.

Além do sistema Locker (que permite mais agilidade em condições adversas), o visual do automóvel busca reforçar esta imagem com o uso dos estribos laterais, do estepe na tampa traseira, da barra no teto e dos vidros escurecidos, todos itens de série. O destaque interno vai para a bússola e os inclinômetros, situados no centro do painel.

Acima, o painel com inclinômetros, que diferenciam a versão aventureira, os mostradores com fundo branco e os bancos com acabamento em couro