O Volvo XC60 2014 tem algumas mudanças significativas. São duas versões disponíveis: Dynamic 2.0 turbo (R$ 154.900) e Top AWD 3.0 turbo (R$ 214.950). O câmbio é automático de seis marchas, com mudanças sequenciais por borboletas para troca de marchas atrás do volante – pela primeira vez num Volvo.

O XC60 já era bonito, mas a Volvo aumentou a grade dianteira, modificou os faróis e camuflou os lavadores do para-brisa no capô, que foi redesenhado. A grade recebeu pintura em preto brilhante e um friso cromado. O logotipo ficou maior. Por dentro, o XC60 2014 ganhou bancos mais envolventes e tornou a vida a bordo mais agradável. Todas as partes plásticas aparentes foram eliminadas. Os bancos traseiros agora têm assentos integrados para crianças de até 12 anos.

A versão avaliada foi a T5 Dynamic com motor 4 cilindros 2.0 turbo. O torque de 32,6 kgfm é bom, mas a aceleração só empolga mesmo no modo S. Curioso, pois os 240 cv de potência parecem suficientes para empurrar esse SUV de 1.698 quilos (relação de 7 kg/cv). O câmbio é um pouco menos rápido do que se poderia esperar em um carro na faixa de R$ 150 mil. Quem faz questão de muita performance, entretanto, tem a opção da versão Top 3.0 de 304 cv por R$ 60.050 a mais – algo como R$ 938 por cavalo.

Mas o XC60 vem com uma inovação muito interessante, herdada do hatch V40: seu painel digital agora é personalizável. As tradicionais informações do painel mudam conforme o modo de visualização escolhido: Elegance, Eco e Performance. O modo Elegance traz o painel tradicional. O modo Eco induz o motorista a dirigir de forma mais econômica. O modo Performance mostra o conta-giros no lugar do velocímetro e ganha iluminação vermelha. Nos três casos, o grafismo adotado é de muito bom gosto e fácil visualização.

Como opcional, o Volvo XC60 oferece o sistema Sensus, um dispositivo multimídia com tela de sete polegadas para acessar a internet. O XC60 também tem dois pacotes esportivos R-Design: T5 por R$ 189.950 e T6 por R$ 249.950.