SSANGYONG ACTYON R$ 110.000

Engana-se quem pensa que o BMW X6 foi o primeiro utilitário cupê do mundo. O Actyon, modelo da SsangYong que você vê nas fotos, foi quem, de fato, inaugurou essa moda. O coreano, à venda no Brasil desde janeiro deste ano, apareceu aqui pela primeira vez em 2006, no Salão do Automóvel de São Paulo e, desde aquela época, causa burburinho. É que seu design, um misto claro de um esportivo com um utilitário, segue a linha “ame ou odeie”. Não se trata de ser feio ou bonito. Não é tão simples assim, ele é exótico. E isso é o que causa tanto barulho. De qualquer forma, a sua carroceria tem a assinatura de peso do design Giorgetto Giugiaro.

O conjunto motriz também carrega um nome forte. Motor e câmbio vêm da Mercedes. Trata-se de um propulsor moderno, 2.0 quatro cilindros em linha, com duplo comando no cabeçote, turbodiesel commom rail, com intercooler e que desenvolve 141 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. A dirigibilidade agrada, há bom torque desde as baixas rotações, mas não espere esportividade . Quem dirige prioritariamente na cidade, no entanto, deverá ficar satisfeito com o desempenho que o modelo entrega. A suspensão com eixo rígido na traseira não é a ideal e sente-se claramente isso dentro do habitáculo.

No interior, os comandos estão sempre à mão, mas os engates do câmbio automático são um tanto desconfortáveis por conta do desenho da grelha e faltam equipamentos de luxo, não há sensores de luz e chuva, CD Changer, regulagem elétrica dos bancos, piloto automático ou computador de bordo, mas os itens básicos estão todos lá.

O acabamento do modelo é bom e a disposição dos comandos é racional, mas faltam itens de luxo. O carro tem os itens básicos: sensor de estacionamento, airbag duplo, CD Player, couro

O modelo conta com um único pacote de equipamentos que oferece airbag duplo, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica com regulagem de altura, regulagem elétrica dos faróis, sensor de estacionamento, CD Player e rodas 18”. Por R$ 110 mil, com motor a diesel e tração 4×4, é um produto interessante. Uma Blazer Executive 4×4 2.8 diesel sai por pouco mais de R$ 138 mil (preços da tabela Fipe/ MOTOR SHOW). Para quem quer uma opção mais em conta, a marca acaba de lançar uma versão 2.3 a gasolina (150 cv), que começa a ser vendida em janeiro por cerca de R$ 80 mil. Mas vale lembrar que, a gasolina, o mercado oferece mais opções.