24/07/2013 - 14:13
A Audi acaba de lançar a versão topo de linha de seu Q5 – que recentemente ganhou uma discreta reestilização de grade e faróis. Além de oferecer alguns itens de série exclusivos, como o teto panorâmico, o sistema de entretenimento com DVD, a câmera de ré e os faróis de xenônio, o catálogo Ambition traz como principal destaque o motor 3.0 V6. Trata-se do mesmo seis cilindros sobrealimentado com compressor (apesar de a Audi insistir em chamá-lo de turbo) que equipa o S5. Aqui, no entanto, em vez dos 333 cv disponíveis no sedã, a unidade desenvolve “só” 272 cv de potência. Acoplado ao novo câmbio automático de oito marchas, ele garante um desempenho acima do esperado para um SUV de seu porte. A sensação é de que se está em carro bem menor e mais leve, tamanha sua agilidade e competência para ganhar e retomar velocidade.
O grandalhão acelera de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge 234 km/h. A tocada esportiva é auxiliada pelo equilíbrio dinâmico admirável. A rolagem da carroceria é mínima e a competência nas curvas, total. O problema é que o Q5 já era tudo isso mesmo antes da adoção desse propulsor. A versão de entrada, 2.0 turbo, já dava muito bem conta do recado. Com seus 225 cv de potência e torque de 35,7 kgfm – estável entre 1.500 e 4.200 rpm –, o motor menor já surpreende pela competência ao movimentar o crossover.
Ou seja, será mesmo que vale a pena pagar quase R$ 41 mil a mais por esse Q5 de motor maior? Talvez valha, considerando os itens de série que vêm no pacote além do motor seis cilindros. Mas precisar, não precisa. Nos centros urbanos, quando se usa o carro em regimes mais moderados, você não vai precisar de mais potência e torque do que o quatro cilindros já oferece. Aliás, ele poderá parecer até mais empolgante que o V6 por dispor de torque máximo em uma faixa de rotação menor. Agora, se seu estilo é mais desafiador, se realmente gosta de extrair desempenho do carro e pode pagar pela diferença, não pense duas vezes. Além do ronco mais empolgante do seis cilindros, a aceleração de zero a 100 km/h cairá em mais de um segundo – e, acima de tudo, você terá na garagem o melhor Q5 que a Audi oferece no País. Dá para fazer inveja a qualquer vizinho.