De 4 a 19 de outubro, a cidade de Paris recebeu a 77ª edição daquele que é considerado o maior salão do automóvel do mundo em público. Apesar da crise mundial, tema constante durante os dias reservados à imprensa (seja nos discursos oficiais seja nas conversas de bastidores), os visitantes que compareceram ao pavilhão de exposições de Porte de Versailles puderam conferir algumas importantes estréias mundiais e estandes recheados de atraentes conceitos. Como vem acontecendo há alguns anos em todos os salões do mundo, o Paris Mondial de L’automobile 2008, ou Salão de Paris, também teve forte apelo ambiental. Praticamente todas as montadoras reivindicaram para si o mérito de ser “a marca mais ambientalmente correta” e apresentaram conceitos híbridos, elétricos ou com baixíssima emissão de CO2. Na próxima edição, publicaremos mais detalhes sobre esses modelos, que apontam tendências interessantes para um futuro mais limpo. Confira agora, alguns dos destaques da mostra.

Citroën C3 Picasso

Lançada oficialmente no Salão de Paris, a minivan do compacto C3 tem 4,08 m de comprimento, porta-malas de 500 litros, grande área envidraçada e bancos modulares. A Citroën confirmou que o modelo será produzido no Brasil em 2010 com algumas modificações no visual externo. Para a Europa, há quatro opções de motores entre diesel e gasolina, mas para o Brasil esperam-se os mesmos motores que equipam o hatch: 1,4 e 1,6 litro flex.

Citroën Hypnus

O conceito de crossover apresentado pela marca francesa tem linhas arrojadas, carroceria sem coluna B de um dos lados, amplo espaço interno e motorização híbrida, que lhe garante a potência de 200 cv. Seu baixo consumo, na casa de 23 km/l, lhe garante uma emissão de CO2 de 120 g/km, bem contida para um modelo de seu porte. O Hypnus é uma alternativa interessante de carro esportivo que prejudica menos o meio ambiente.

Mercedes ConceptFascination

A atração principal do estande da marca foi o concept car Fascination, um misto de coupé com perua que apresenta a tendência de design que norteará alguns dos novos modelos da montadora para os próximos anos, entre eles o CLK e o Classe E. Esse último deve receber faróis duplos bem semelhantes aos do conceito. Para a motorização do carro, a marca escolheu uma unidade quatro cilindros biturbo.

Mini Crossover Concept

De míni ele não tem nada. O conceito apresentado pela marca passa dos quatro metros de comprimento e tem mais de 1,60 de entreeixos, mas antecipa a intenção da marca de diversificar seus produtos. Por dentro, um dos destaques é o mostrador circular típico dos Mini: aqui ele virou uma esfera sensível ao tato, que lembra uma bola de cristal, através da qual se controla o entretenimento de bordo, inclusive, com acesso à Internet.

Ford Kuga

O modelo ganha versão com motor Duratec 2,5 litros, o mesmo que equipa o Focus no Brasil, mas com cilindrada aumentada. Tanto o motor quanto o modelo estão nos planos da Ford para o mercado brasileiro. Fabricado na Argentina, o modelo estaria um degrau acima do EcoSport, concorrendo com o CR-V e companhia.

Renault Mégane III

A terceira geração do carro da Renault apresentado em Paris não tem nova plataforma nem nova motorização, mas o desenho é arrojado. É bem provável que esse modelo (pelo menos nas versões sedã e station) apareça por aqui em 2010. A Renault tem uma plataforma alternativa para esse modelo. Mais barata, ela deixaria o carro mais competitivo para ser produzido em países emergentes como o Brasil.

Ford Ka

O novo Ka europeu (que não deve chegar ao Brasil) fez estréia mundial em Paris. Construído na Polônia, na mesma fábrica (e na mesma plataforma) do Fiat Cinquecento, o carrinho foi uma das estrelas do evento. A apresentação do modelo contou com a presença da atriz Olga Kurylenko, a bond girl do próximo filme de James Bond. A atriz utiliza o novo Ford no longa 007 Quantum of Solace, que estréia aqui este mês.

BMW X1 Concept

Ainda apresentado como conceito, o modelo antecipa o que será o menor dos modelos da linha utilitária da marca, que deve entrar em produção no final de 2009. Apesar das medidas menores, o modelo manteve as características da família X. Para a BMW, o SUV compacto premium atende a um grupo de consumidores jovens, que querem um carro com visual mais utilitário, porém fácil de usar no dia-a-dia.

Lamborghini Estoque

O show car é o primeiro quatro portas da marca italiana. Sua mecânica prevê um motor dianteiro central e tração nas quatro rodas. A idéia é oferecer um sedã esportivo, de alto luxo mas que tenha a mesma capacidade de um Audi Q7 para trafegar em terrenos inóspitos. Uma motorização possível seria o V10 da Gallardo (ou um V8 derivado dele). Fala-se ainda em uma opção híbrida com um V8 diesel, menos poluente.

Citroën GTbyCitroën

Saído diretamente do jogo do Playstation3, o carro é uma réplica em tamanho natural do modelo criado pela Citroën com a Polyphone para o jogo Gran Turismo 5. Segundo a montadora, é a primeira vez que um modelo sai das telas de um jogo e vira um concept car.

Nissan Pixo

Ao lado de um modelo elétrico, que servirá de base para um carro em 2015, a marca japonesa mostrou este city car feito em colaboração com a Suzuki. O Pixo, praticamente um carro ja de produção, deve começar a ser vendido já em 2010. Trata-se de mais uma alternativa para o transporte urbano. O modelo de quatro portas leva quatro pessoas e é equipado com um motor 1.0 aliado a um câmbio automático de quatro marchas.

Kia Soul

O Kia Soul, uma das estréias mundiais em Paris, tem cara de veículo multiuso (como um Doblò), mas guarda também características de uma minivan: grande área envidraçada, entreeixos longo (são 2,55 metros) e interior acolhedor para a família. O modelo, que desde 2006 ja aparece como conceito em salões, estará presente também no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo.

Peugeot RC Hymotion4

Ao lado do conceito Prologue e do 308 CC, a marca francesa mostrou o conceito RC Hymotion4, um carro híbrido que oferece 313 cv de potência combinando um propulsor 1.6 dianteiro a gasolina com um outro motor elétrico. O carro tem tração nas quatro rodas e antecipa tendências do design que será visto no modelo Peugeot 408 a partir de 2010.

Toyota Urban Cruiser

O Toyota Urban Cruiser já existe no Japão, onde é vendido com outro nome. Agora, foi oficialmente apresentado ao mercado europeu. Um sport utility compacto com tração nas quatro rodas, motor 1.4 litro a diesel que deve agradar bastante aos consumidores do velho continente. Sua emissão de C02 é de 133 g/km e seu design é interessante.

Toyota iQ

A marca apresentou aquele que, segundo seus executivos, é o menor carro do mundo para quatro pessoas. Com 2,98 m de comprimento, o modelo tem motor três cilindros de um litro que oferece 68 cv de potência, a mesma unidade que equipa o compacto Yaris. Apesar de pequenininho, o carro é luxuoso e deverá custar cerca de 13 mil euros, já que prevê nove airbags de série, inclusive um inédito, posicionado atrás dos encostos de cabeça traseiros.

Novo Golf GTI Concept

A sexta geração do Golf já não era mais segredo para ninguém, mas oficialmente foi apresentada ao público em Paris. Com ela, a Volks mostrou a versão GTI ainda como conceito. O modelo de produção é esperado para o ano que vem. Sob o capô, um motor 2.0 TSI de 210 cv de potência: zero a 100 km/h em 7,2 segundos.

Chevrolet Cruze

Um sedã global que será vendido em várias partes no mundo, depois de seu lançamento europeu no início de 2009. Ele deverá inclusive dar as caras no Brasil, mas não no lugar do Vectra. Apesar de grandalhão (ele tem 4,6 m), ele terá preço um pouco menor e seu alvo principal deverá ser o Linea. O modelo foi apresentado com motorizações 1.6, 1.8 e 2.0.

Audi A1 Sportback Concept

O modelo é semelhante ao que a Audi mostrou em São Paulo, em seu “salão do automóvel particular”, feito no mês de setembro, na comemoração de 15 anos da marca no Brasil. A versão do compacto quatro portas tem motor 1.4 TSI híbrido e é mais uma tentativa da marca de voltar ao segmento depois do fim da produção do A2.

FIAT 500 Abarth Essesse

O Cinquecento foi o grande destaque do estande da marca. Além do lançamento de uma versão para o mercado europeu, em parceria com a marca Diesel, a Fiat mostrou o 500 Abarth Essesse, com visual incrementado, motor turbo de 160 cv e alterações na suspensão e nos freios para se adaptar ao novo desempenho: zero a 100 km/h em 7s4 e máxima de 211 km/h.

Seat Exeo

É a estréia da marca no segmento de sedãs médios. Sua plataforma vem de uma versão antiga do Audi A4, da qual herdou, inclusive, a linha de montagem. Tem 4,66 m de comprimento e 1,77 de largura. A versão mostrada em Paris tinha motor 2.0 TSI |de 200 cv com câmbio manual de seis marchas, mas terá opções mais em conta quando chegar ao mercado em 2009.