O visual promete o que o carro não entrega: esportividade. É a receita de quase todos os pseudoesportivos nacionais

Que saudades do Honda Civic Si. Essa, sim, uma legítima versão esportiva! O novo Toyota Corolla XRS segue a receita do Nissan Sentra SR e de outros inúmeros pseudoesportivos nacionais. Diferentemente do que acontece com esses modelos em outros países, onde ganham motores e acertos especiais, aqui não há nenhuma modificação mecânica, nem ao menos uma roda maior com um pneu de perfil mais baixo ou uma suspensão mais rígida. A esportividade fica apenas no visual incrementado.

A novidade japonesa chega com preço sugerido de R$ 79.500. A configuração XEi, que serve de base para esse XRS, é R$ 1,5 mil mais barata. Por esse valor adicional, você leva uma bela perfumaria: no exterior, grade frontal com moldura mais larga e único filete central, faróis com máscara negra, rodas com as mesmas 16 polegadas, mas acabamento grafite, spoilers e aerofólio; no interior, bancos, volante e alavanca de câmbio são de couro perfurado com costura vermelha aparente e o volante ganha base achatada.

A suspensão confortável e o interior conservador não combinam em nada com a esportividade sugerida pelo visual. Mecanicamente, o modelo vem com o mesmo motor 2.0 com duplo comando variável, que é econômico e tem bons 152 cv de potência, mas é em grande parte prejudicado pelo câmbio automático de apenas quatro marchas. Há borboletas no volante para trocas sequenciais, mas elas não servem de muita coisa. A aceleração de zero a 100 km/h se dá em quase 12 segundos. E o pior é que nem há uma versão manual para melhorar as coisas, como acontece no Sentra SR.

Uma grande contradição sobre rodas, o visual desse modelo foge de tudo que um Corolla sempre foi: um pacato sedã para levar a família, gastando pouco combustível. É uma versão esportiva só para inglês ver.

Quer um esportivo de verdade? Um VW Jetta Highline TSI 2011, com motor 2.0 turbo de 200 cv e dupla embreagem custa cerca de R$ 81 mil. Ou opte pelo já citado Civic Si 2011, com um 2.0 de 192 cv. Sai por pouco mais de R$ 83 mil.

 

Toyota Corolla XRS

MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V, duplo comando variável (dual-VVTi) TRANSMISSÃO automática sequencial, quatro marchas, borboletas no volante, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,54 – larg.: 1,76 – alt.: 1,48 ENTRE-EIXOS 2,600 m PORTA-MALAS 470 litros PNEUS 205/55 R16 PESO 1.285 kg

GASOLINA POTÊNCIA 142 cv a 5.600 rpm TORQUE 19,8 kgfm a 4.000 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 155 km/h** 0 – 100 km/h 11,8 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade: 8,2 km/l – estrada: 12,8 km/l*

ETANOL POTÊNCIA 153 cv a 5.800 rpm TORQUE 20,7 kgfm a 4.800 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 185 km/h** 0 – 100 km/h 11,6 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade: 6,2 km/l – estrada: 10,2 km/l*

* Instituto Mauá / ** Automobil Revue