EMISSÃO DE CO2 222 g/km – MUITO ALTA

SUGERIDO A PARTIR DE R$ 97.500

A versão 2012 do Journey finalmente desembarcou por aqui. Ele é o mesmo carro apresentado aqui pela Fiat como Freemont. Podemos entender o Journey como um irmão mais potente e luxuoso do crossover da italiana. Por conta disso, a Dodge tirou de linha a versão mais básica (que tinha cinco lugares e nunca vendeu muito bem) e passou a oferecer apenas a topo e a intermediária com o nome de Journey e disponível para sete lugares.

Ele conta com um motor V6 mais potente que anterior. O Pentastar, de 3,6 litros, oferece 280 cv. Esse é o mesmo utilizado pelo Town&Country e pela Grand Cherokee. Esse novo motor oferece quase 100 cv a mais (eram 185 cv no anterior). E qualquer potência a mais é sempre bem-vinda. Afinal, estamos falando de um carro de quase duas toneladas. O consumo foi reduzido. Passou de 8,8 km/l para 9,6 km/l em circuito misto. O câmbio continua automático com seis marchas. E a suspensão traz um novo ajuste, independente nas quatro rodas,melhorando bem o conforto.

Quanto à estética, as novidades ficam por conta dos faróis de neblina, da entrada de ar mais agressiva, das lanternas de LED, da luz de neblina na borda do para-choque e da nova saída de escape dupla. O interior ficou mais re­ nado e bem-acabado, e o painel é feito com uma peça única, sem muitos recortes, e tem materiais sensíveis ao toque. Os bancos são de couro nas duas versões, o ar-condicionado digital é bizone, com saída nas três fileiras.

O pacote de tecnologia aumentou. A maior novidade é o sistema Keyless, que permite ao motorista abrir e ligar o carro sem a necessidade da chave. Para dar a partida é só apertar o botão start/stop. Outro recurso é o novo sistema multimídia Uconnect com tela touch screen, o mesmo do Freemont. O equipamento possui entrada USB e conexão Bluetooth. Na lista de itens destaque para os seis airbags e os controles eletrônicos de tração e estabilidade, este último reprogramado para enfrentar com mais segurança as oscilações de reboque. E, para evitar o efeito chicote, encostos de cabeça ativos.

Modelo ficou mais bem-acabado, a suspensão foi revista e o motor Pentastar melhorou bem seu desempenho acanhado

Concorrentes

SANTA FE HYUNDAI R$ 117.000

FORD EDGE R$ 119.000

Dodge Journey

MOTOR seis cilindros em V, 3.6 litros, 24V TRANSMISSÃO automática, seis marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,88 m – larg.: 1,87 m – alt.: 1,69 m ENTRE-EIXOS 2,890 m PORTA-MALAS 483 a 805 litros PNEUS não disponível PESO 1.981 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 280 cv a 6.350 rpm TORQUE 34,9 kgfm a 4.350 rpm VEL. MÁXIMA 208 km/h 0 – 100 km/h 8,0 segundos CONSUMO cidade: 6,7 km/l – estrada: 12,8 km/l CONSUMO REAL cidade: 5,15 km/l – estrada: 12 km/l