A exemplo do que já ocorreu com as duas últimas gerações do Gol, a nova geração, enfim, ganhou a versão Rallye, com aparência aventureira. Diferentemente de muitos concorrentes, ele tem design harmônico, sem exageros. Com a mesma identidade visual já adotada no CrossFox e na Saveiro Cross, o hatch conta com novos itens como grade preta, para-choque com faróis auxiliares, faixas laterais, maçanetas e coluna B em preto fosco, soleiras, novas rodas de liga aro 15, retrovisores “na cor” com pisca integrado, aerofólio, difusor prata, ponteira de escape cromada e lanternas escurecidas.

Por dentro, tem teto e colunas em tom escuro, painel texturizado, saídas de ar com molduras metálicas, nova iluminação branca e vermelha do painel, logotipo Rallye na manopla de câmbio e no estofado do banco, que ganhou novos tecidos, assim como os painéis das portas.

Além das mudanças estéticas, o Gol Rallye se diferencia das outras versões por ter 28 mm adicionais na medida de vão livre do solo. Isso graças à nova suspensão e aos também novos pneus 205/55 R15. Para compensar a modificação sem que a estabilidade do modelo fosse muito comprometida, a Volks usou um eixo traseiro com maior espessura, garantindo mais rigidez ao conjunto, e ainda somou uma barra estabilizadora dianteira.

Por estar mais alto, dez quilos mais pesado e com pneus mais largos que o modelo convencional, seu coeficiente aerodinâmico (Cx) sofreu uma leve alteração – que lhe tirou 10 km/h da velocidade máxima e aumentou em 1,2 km/l seu consumo médio (quando abastecido com gasolina). Porém, para o uso diário, em condições mistas entre estrada e cidade – onde o motorista nunca precisará rodar perto da velocidade máxima – esta pequena diferença é imperceptível. O mesmo acontece com a estabilidade. A única variação para o modelo normal, que já circula nas ruas, fica mesmo na maior rigidez e robustez de seu sistema de suspensões.

O Gol Rallye traz de série direção hidráulica, trio elétrico, abertura elétrica do porta-malas, preparação para som com seis alto-falantes, ajuste de altura e profundidade do volante e sensor de estacionamento. Como opcionais são oferecidos ar-condicionado, airbag duplo, ABS, som com bluetooth e vidros elétricos traseiros, entre outros.

O Gol Rallye será oferecido com câmbio manual ou automatizado (ASG). Com o último, ele vem de série com computador de bordo e, opcionalmente, volante com borboletas para trocas de marcha e controles de som e computador de bordo.

O preço sugerido para o novo Gol Rallye é de R$ 40.370 para a versão mecânica e R$ 43.030 para a configuração com câmbio ASG. Os principais concorrentes do modelo, segundo a Volkswagen, são Sandero Stepway, C3 XTR e Uno Way.

Acima e ao lado, as mudanças nos detalhes: os bancos com o logotipo da versão e, no painel, as saídas de ar com molduras metálicas e a iluminação branca e vermelha dos instrumentos