Os utilitários esportivos caíram no gosto do consumidor brasileiro já faz um bom tempo, e hoje o segmento traz uma ampla oferta de opções interessantes. O Kia Sorento é uma delas. A segunda geração do jipão de luxo é vendida por aqui desde 2010 e, agora, ganhou um facelift para continuar no páreo contra os rivais.

As mudanças no design externo foram pontuais e ocorreram, principalmente na parte dianteira do carro. Destacam-se os novos faróis afilados com LEDs de iluminação diurna e os faróis auxiliares de neblina com formato vertical, além da grade do radiador, Na traseira, são novas as lanternas, também com LEDs, e a tampa do porta-malas, que foi redesenhada, assim como as rodas aro 18.

O interior também foi rejuvenescido. O console central foi refeito, há uma nova grafia do painel de instrumentos e detalhes cromados na cabine. A lista de itens de conforto e de conveniência traz ajuste elétrico do banco do motorista, partida sem chave, controle independente do ar-condicionado para a terceira fileira de bancos (na versão topo de linha), sensor crepuscular e teto solar panorâmico.

Esse novo Sorento está disponível em quatro versões, com duas opções de motor. As versões mais simples têm motor 2.4 quatro cilindros de 174 cv e 23 kgfm; as topo de linha são equipadas com o 3.5 V6 de 278 cv e 34,2 kgfm. Independentemente do motor escolhido, a transmissão é automática de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais. A tração pode ser 4×2 ou 4×4 – essa última com distribuição automática do torque entre os eixos. Em segurança, assim como os demais concorrentes, o Kia Sorento tem freios ABS, airbag duplo (as versões V6 têm também as bolsas laterais e de cortina), controle de estabilidade e sistema de auxílio em declives.

Nesse primeiro momento, a Kia não tinha o SUV disponível para testes e fez só uma apresentação estática. Mas, como não houve mudanças mecânicas, não há supresas em sua dirigibilidade, marcada pelas suspensões macias e pela direção pouco direta.