NISSAN TIIDA SL R$ 62.989

Poucos carros dessa categoria, quando são lançados, monopolizam tanta atenção pelas ruas quanto o Tiida deste teste rápido. As pessoas seguiam o carro, paravam para perguntar a respeito, queriam nossa opinião, pediam para ver o Tiida por dentro e questionavam sobre o preço. Um furor. É difícil saber se isso é mérito do design arrojado do modelo ou da forte campanha publicitária da marca. O fato é que todo o sucesso desse novo Nissan é mais do que merecido.

Além das linhas modernas de sua carroceria, o carro é um típico japonês. Silencioso, robusto, bem acertado, correto e agradável de dirigir. Seu motor 1.8 de 124 cv, aliado ao câmbio manual de seis marchas que gerencia bem os 17,5 kgfm de torque, oferece uma tocada prazerosa tanto na cidade quanto nas estradas, e com um consumo contido. Engates precisos, suspensão equilibrada e espaço interno amplo e agradável completam a receita.

Mas nem tudo são flores. O Tiida tem, sim, alguns defeitos. Para começar, a ausência do sistema flex é quase imperdoável atualmente e, quando adquirido na versão básica (S), faltam alguns equipamentos básicos, como o assento traseiro deslizante. Sem ele, o porta-malas fica limitado a 289 litros. Pouco para um médio. Nessa versão SL, avaliada, o banco deslizante permite que a capacidade de carga suba para 463 litros, e o pacote bem completo de equipamentos deve agradar aos motoristas mais exigentes. Entre a versão automática de quatro marchas e a com câmbio manual, fique com a última. Você só tem a ganhar em economia de combustível e, principalmente, melhor desempenho.

FICHA TÉCNICA: Nissan Tiida SL

Motor

4 cil. em linha, 1.8, 16V, aspirado

Transmissão

manual, 6 marchas e tração dianteira

Dimensões (m)

comp: 4,30/ larg: 1,70 / alt:1,55 entreeixos: 2,60

Peso

1.247 kg

Porta-malas

289 a 463 litros

Gasolina

Potência

124 cv a 5.500 rpm

Torque

17,5 kgfm a 4.800 rpm

Vel. Máxima

192 km/h

0 a 100 km/h

10,6 segundos

Consumo km/l

Cidade: 11,6- Estrada: 16,5

Preço Fipe

R$ 62.989