VOLVO XC60 3.0 T6 R$ 138.500

A Volvo deu uma bela cartada com o XC60. Soube posicionar direitinho o carro em relação aos seus concorrentes. Na Europa, o modelo 3.0 T6 de 285 cv que será vendido aqui, custa a partir de 37 mil euros. No Brasil, ele comeca a ser vendido no início de 2009 por inacreditáveis R$ 138,5 mil na versão de entrada (o top custa R$ 165,9 mil), um valor muito mais baixo que o de seu principal concorrente, o BMW X3, que, em nosso mercado, parte dos R$ 224,6 mil. Mais incrível ainda é constatar que o modelo sueco não fica devendo nada a qualquer SUV ou crosssover premium e, em alguns casos, vai muito além. Quer um exemplo? Seu habitáculo recebeu um tratamento para reduzir ao mínimo as emissões de susbstâncias nocivas e para oferecer aos ocupantes alérgicos um ambiente puro.

Outro destaque do modelo diz respeito a quantidade de itens de segurança, principalmente aqueles destinados a evitar uma colisão: um aviso sonoro adverte o motorista que cruzar involuntariamente uma faixa de rolamento; uma luz vermelha avisa que o carro invadiu a distância de segurança ; um par de câmeras de vídeo monitoram os campos cegos da carroceria e um radar controla a velocidade de acordo com o tráfego. Uma verdadeira dirigibilidade assistida. Mas que não abre mão do prazer. O motor V6 3.0 turbo de 285 cv a 5.600 rpm e 40,8 kgfm de torque (estáveis de 1.500 a 4.800 rpm) trabalha com o câmbio automático de seis marchas para garantir boas doses de divertimento. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 7s5 e atinge os 210 km/h com uma estabilidade irretocável, auxiliada por um controleletrônico que intervém prontamente já na primeira escorregada.

Por essas e por outras razões, quando se dirige o XC60 a sensação é de relaxamento. Na estrada, é como estar a bordo de uma station, mérito principalmente da boa aerodinâmica do carro. Quando se trafega por pisos mais irregulares, a suspensão responde de modo um pouco seco, principalmente quando se vence um obstáculo, como uma lombada. A remota possibilidade de que algum consumidor venha colocar uma roda sequer no fora-de-estrada, obrigou a Volvo a erguer a carroceria e enrijecer a suspensão. Para o uso no off-road, o modelo conta com a tração integral que divide o torque entre os eixos conforme a demanda.

Em espaço, o XC60 se equipara aos rivais mais encorpados. O conforto do motorista é assegurado por inúmeros itens de conveniência e pelos bancos que sustentam bem todas as partes do corpo. Para os passageiros, também não faltam mimos. Para quem vai atrás, há um cabide para pendurar casacos acoplado ao encosto de cabeça dianteiro e para quem viaja na frente, um bolso na parte da frente do assento recebe os objetos de uso freqüente.

A julgar pelo que o carro oferece, e pelo que a marca cobra, o XC60 tem tudo para ser mais um modelo com grandes filas de espera no País.