KIA RIO R$ 43 MIL (ESTIMADO)

A Kia mostra no Salão do Automóvel um hatch interessante. Do mesmo porte de um Fiat Punto, ele é alguns milímetros mais curto e um pouco mais largo que o Fiat. Até na distância entreeixos suas medidas são próximas. Uma clara indicação do alvo da Kia. Até na hora de definir o preço, a Kia olhou para o Punto: pela tabela Fipe, o Punto ELX 1.4 custa cerca de R$ 46 mil, com os equipamentos médios que o comprador desse produto busca. Até o fechamento desta edição, a marca ainda não havia divulgado oficialmente seu preço, em função da oscilação sofrida pelo dólar. A expectativa era de R$ 43 mil para o modelo com câmbio manual e R$ 47 mil para o automático (4 marchas).

Se o preço for este, o Rio passa a ser um produto interessante, em que pese o preço do Punto e seus equipamentos. Construtivamente são semelhantes: carroceria monobloco hatch, sistema de suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, motor 1.4. No design, o Rio é mais “careta” e, apesar das dimensões semelhantes, oferece mais conforto no banco traseiro. No portamalas, 270 litros no Rio e 280 litros no Fiat. O motor 1.4 do coreano é mais moderno: 16V e 95 cv, contra 86 cv do Punto. No torque, são 12,8 kgfm no Kia Rio e 12,5 kgfm no Punto.

A grande vantagem do Punto surge na hora de abastecer, pois ele é flex, e o Rio só roda com gasolina. Mesmo econômico (segundo nossa associada Quattroruote, o Rio faz 12,5 km/l na cidade e 18,9 km/l na estrada), em muitos Estados é mais vantajoso abastecer o Fiat com álcool do que o Rio com gasolina. Apesar da vantagem no desempenho, em algumas situações poderá ter maior custo por quilometro rodado que seu concorrente.

Rodando com o Rio na região de Itu, notamos boa agilidade tanto nas acelerações (o hatch coreano vai de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e atinge 173 km/h de máxima) quanto nas retomadas de velocidade. O câmbio manual da versão avaliada oferecia engates fáceis e a posição de dirigir é boa – graças às opções de regulagem de altura do banco e do volante. O Rio não terá opcionais e todos os equipamentos serão de série. Ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve, radio CD com MP3, trio elétrico e airbags estão na lista dos principais equipamentos de série. O único opcional que fica é a transmissão automática – item que não é oferecido pela Fiat para o Punto.