Um Samurai contra os Europeus

Malagrine Estúdio

Uma nova batalha acontecerá no segmento de sedãs médios premium. A Lexus, divisão de luxo da Toyota, trará a terceira geração do sedã IS para “fazer frente” ao BMW 328i (R$ 177.216), Mercedes C250 (R$ 175.300), Audi A4 (R$ 174.920) e Jaguar XF (R$ 237.100). O carro japonês mira os consumidores pelo conforto e pela dirigibilidade das versões IS250 Luxury (R$ 175 mil e IS250 F-Sport (R$ 188 mil). O desenho da carroceria buscou inspiração no conceito de design L-Finesse, criado pela Lexus. Destaque para as luzes diurnas (DRL) em forma de “L” e separadas do restante do conjunto ótico. A grade dianteira também é nova – no F-Sport, as “colmeias” têm desenho de losango. O IS “esportivo” traz os faróis com máscara negra, os emblemas nos para-lamas e as rodas de 18” inspiradas no superesportivo LFA.

A Lexus usa um motor V6 de 2,5 litros (o antecessor IS300 tinha um V6 3.0), em vez de adotar um bloco de quatro cilindros com turbo. O IS250 pode ser menos potente que o Audi A4 (211 cv) e o Jaguar XF (240 cv), mas ao volante o sedã japonês oferece boas respostas e ainda tem os modos de condução ECO, Normal e Sport. O câmbio é automático de seis marchas, com trocas sequenciais pela alavanca ou nas borboletas atrás do volante.

A suspensão dianteira ganhou 20% a mais na estabilidade e a traseira adota o novo sistema multilink do Lexus GS. O sedã fica grudado no chão e oferece ótimo comportamento nas curvas. No IS250 F-Sport, as suspensões têm acerto mais firme. Comparado ao antecessor IS300, a carroceria cresceu 8,5 cm no comprimento e 7 cm no entre-eixos. Quem viaja atrás tem bom espaço para as pernas, menos o quinto ocupante, devido ao tamanho elevado do túnel da transmissão.

A cabine do F-Sport tem algumas diferenças em relação ao Luxury. Os assentos da frente têm formato esportivo e o interior pode vir no exclusivo revestimento em tom vinho. Além disso, ele oferece acabamento imitando aço escovado, pedaleiras de alumínio e soleiras de portas. A cereja do bolo do Lexus F-Sport é o quadro de instrumentos igual ao do LFA. Em segurança, as duas versões são equipadas com dez airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos). A expectativa da Lexus é de comercializar no início apenas oito unidades por mês, das quais 60% formadas pelo F-Sport e os restantes 40% pelo Luxury. Não está descartada a vinda do Lexus IS híbrido.

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