22/01/2014 - 3:55
Existem duas coisas que você não deve fazer com um carro 1.0. Primeira: pegar estrada carregando mulher, filhos, sogra, malas, cachorro e papagaio. Segunda: pegar estrada com pressa de chegar. Entretanto, pelo menos a primeira opção é muito comum no Brasil. E o Renault Logan acomoda bem uma família. Mas, tendo nas mãos o novo Logan Expression 1.0 16V, deixei de lado a postura ecologicamente correta e decidi acelerar na estrada. Afinal, dirigindo de forma moderada, eu já havia percebido que ele é econômico.
O novo Renault Logan tem duas versões 1.0 de até 80 cv (com etanol): Authentique por R$ 28.990 e Expression por R$ 33.390. O Logan Expression avaliado estava equipado com ar-condicionado, navegador por GPS e sensor de estacionamento, que custam R$ 3.450. Com isso, o valor subiu para R$ 36.840. O ar-condicionado pode ser comprado isoladamente, por R$ 2.600. O Media Nav 1.2, entretanto, é seu opcional mais interessante – além do navegador, oferece a função Eco-Scoring. Ele exibe na tela uma folha verde que diminui ou aumenta de tamanho de acordo com o consumo, além de dar nota de 0 a 100 e indicar três itens com uma a cinco estrelas: aceleração, troca de marchas e antecipação (de troca de marchas).
Minhas marcas de consumo de gasolina, segundo o Media Nav, foram as seguintes: 57 pontos com 7,9 km/l na cidade, 46 pontos com 13,5 km/l na estrada descendo a serra, 41 pontos com 11,7 km/l na estrada subindo a serra. Mas um motorista paciente vai obter resultados muito melhores com o novo Logan 1.0.
Pesando 1.025 quilos e sem peso extra, o Logan 1.0 conseguiu fazer várias ultrapassagens na estrada. Mas, para isso, tive de dirigir praticamente o tempo todo em alta rotação. Para rodar a 100 km/h, é preciso levar o motor a 4.000 rpm. Para ultrapassar com segurança, é preciso reduzir para terceira marcha e manter o ponteiro do conta-giros na marca de 5.000 rpm. Quando embala, o carro chega fácil a 120/130 km/h, mas para embalar ele sofre.
Portanto, fica a dica: o novo Logan 1.0 só é negócio para quem não tem o pé pesado.