01/02/2011 - 0:00
A versão básica dos Mercedes Classe C, a 180 CGI Classic Special, é a grande responsável pelo atual sucesso nas vendas do modelo, graças a seu preço atraente de R$ 114.900 (motivo pelo qual foi premiado, nesta edição, como Destaque MOTOR SHOW 2011). Mas a marca alemã não poderia deixar de oferecer versões mais so sticadas do sedã para aqueles que já tiveram sua con guração de entrada, e, agora, querem “algo a mais” (mas não podem comprar um Classe E, por exemplo). É aí que entra o C 200 CGI Sport.
Com um pacote maior de equipamentos, essa versão dá ao sedã um toque mais luxuoso e esportivo – além de uma performance superior quando comparada à versão de entrada, por causa de uma calibração diferente do motor 1.8. As rodas AMG aro 17, os bancos em couro natural, os acabamentos internos em alumínio com detalhes Avantgarde, os bancos elétricos esportivos, o kit óptico AMG, a suspensão mais rme e as borboletas para seleção das marchas são os principais diferenciais com relação ao modelo de entrada.
Mas nossa dúvida é: isso justi ca os R$ 60.100 que o C 200 Sport custa a mais que o C 180? Achamos o valor exagerado, principalmente considerando que a performance no dia a dia é bem semelhante – apesar de o motor do Sport ter 184 cv, contra 156 cv do modelo de entrada. De onde vem, então, a sensação de que a performance de ambos é parecida, se o motor do Sport rende 28 cv a mais? Apesar da signi cativa diferença na potência máxima, o torque, graças à ação do turbo, é parecido: 25,5 kgfm no MERCEDES C 200 CGI SPORT SUGERIDO / A PARTIR DE R$ 175.000 C 180 e 27,5 kgfm na versão C 200. Na prática, ambos são bem econômicos e têm performances irrepreensíveis. Assim, que com o mais barato.
Mas é bom lembrar que, em breve, a marca terá um sedã ainda mais barato que o C 180, na faixa dos R$ 90 mil. O carro, em fase nal de desenvolvimento, deve ser uma cartada certa em países emergentes. Do porte do Corolla, será parte de uma nova família desenvolvida sobre a plataforma do Classe B (que contará com um sedã, um SUV, um monovolume e um hatch) que deve surgir este ano. É claro que o novo carro, já mostrado com exclusividade pela MOTOR SHOW, deverá chegar ao mercado nacional fazendo estragos nas concorrentes. Achou o Sport muito caro? Espere até o segundo semestre, que a solução deverá estar chegando.
O Classe C mais completo tem, além do bom pacote da versão básica, couro natural, acabamento em alumínio e borboletas para troca de marchas no volante. Ao lado, o sistema de som, que pode ser “escondido” por uma tampa