A identificação M está no volante, na alavanca de câmbio e na carroceria: um aviso de que potência é o que não falta

O motor não deixa por menos: V8 biturbo de 4,4 litros com assustadores 555 cv e um torque máximo de fazer inveja a grandes caminhões: 69,3 kgfm estáveis de 1.500 a 5.650 rpm. Toda vez que se pisa fundo no acelerador nessa gama de rotações, a gracinha do “V-oitão” despeja no câmbio automático de seis marchas e tração integral quase 70 kgfm de torque. Isso se reflete em uma aceleração e retomadas de velocidade fabulosas, dignas de um ótimo carro de corrida. Com essa monstruosidade de torque, na real, nem era preciso as seis marchas: duas já seriam mais do que suficientes.

O segredo desse novo motor desenvolvido pela Motorsport, divisão esportiva da BMW, para sua curva de torque praticamente plana está em sua con guração: alimentação por um sistema de injeção direta de alta pressão; duas turbinas pulsativas de pequenas dimensões e baixa inércia (os coletores de escapamento são con gurados de maneira que sempre exista um fluxo de gases aproveitáveis em cada um dos turbos); e um sistema eletrônico com alta capacidade de processamento que monitora simultaneamente motor e câmbio, sempre visando à máxima performance, quando a tecla do Dynamic Performance Control está na posição Sport ou ao comportamento mais suave e econômico, quando na posição Efficient.

Agora, não se empolgue quando o assunto for economia de combustível: o X6 M simplesmente ignora esse fundamento. Marcas de 3 km/l na cidade e 6 km/l na estrada são absolutamente normais para o grandalhão. Também, pesando cerca de 2.400 kg, com tração integral, motor V8 biturbo e um coe ciente aerodinâmico de 0,38 não dá para esperar muito. Atraente? Sim: por onde quer que passe, chama muita atenção. Bonito? Há controvérsias: algumas pessoas o acham lindo, outras horroroso. Depende do ponto de vista. Mas dois fatos são incontestáveis: primeiro, por tratar-se de um M, existe a certeza de uma tecnologia de ponta em sua construção e na concepção de sua mecânica; segundo, seu preço é absurdo – para pouquíssimos.

Concorrentes

MERCEDES G 55 AMG R$ 470.101

PORSCHE CAYENNE TURBO R$ 545.741

BMW X6 M

MOTOR oito cilindros em V, 4,4 litros, 32V, biturbo TRANSMISSÃO automática sequencial, seis marchas, tração integral DIMENSÕES comp.: 4,88 m- larg.: 1,98 m – alt.: 1,68 m ENTRE-EIXOS 2,933 m PORTA-MALAS 570 a 1.450 litros PNEUS dianteiros: 245/40 R20 – traseiros: 315/35 R20 PESO 2.380 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 555 cv a 6.000 rpm TORQUE 69,3 kgfm de 1.500 rpm a 5.650 rpm VEL. MÁXIMA 250 km/h (limitada) 0 – 100 km/h 4s7 CONSUMO cidade: 5,2 km/l – estrada: 9,3 km/l (Europa) CONSUMO REAL não disponível