Quando pensamos em crossovers de luxo, o VW Touareg é logo uma opção que vem à cabeça. O estilo do carro fi cou mais invocado graças ao novo retoque visual – o último foi em 2011. A dianteira ganhou para-choque redesenhado, faróis trapezoidais e grade do radiador maior. Atrás, o para-choque também é novo e as lanternas de neblina de LED foram reposicionadas. As rodas aro 19 desta versão V6 (avaliada) exibem novo desenho, assim como as de 20” da confi guração R-Line, que é oferecida exclusivamente com motor V8.

O interior luxuoso oferece espaço abundante para as pernas e a cabeça dos cinco ocupantes – o VW é construído sobre a mesma plataforma do Porsche Cayenne e do Audi Q7. O isolamento acústico é irretocável e as janelas têm novo tratamento para diminuir em 65% a incidência de luz. Além disso, a cabine exibe novos botões giratórios para o sistema de climatização Climatronic, da regulagem da suspensão, do sistema Infotaiment, da regulagem dos espelhos e de ventilação. Além disso, a iluminação trocou de vermelho para branco e há novos frisos cromados. O motor V6 3.6 com injeção direta de combustível oferece 280 cv de potência. O torque de 37 kgfm está disponível antes das 3.000 rpm. O VW acelera com vigor e o câmbio automático de oito marchas tem opção de trocas sequ?enciais pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. Na cidade, dependendo da situação, é possível estar com a
sétima ou a oitava engatada – ambas funcionam como overdrive para diminuir o gasto de combustível e as emissões de poluentes. Durante nossa avaliação em trechos urbanos, o computador de bordo indicou médias de até 7 km/l – lembre-se, que estamos em um utilitário de pouco mais de duas toneladas e equipado com tração integral. Já as suspensões fi ltram e absorvem todas as imperfeições do nosso piso, além de assegurar muito conforto aos ocupantes.

Em segurança, o Touareg V6 passa a ter os sistemas Pro Active (tensionamento do cinto de segurança, fechamento das janelas e do teto solar em caso colisão iminente), freios com Multicolision Brake (para evitar que o carro se envolva em outro acidente na sequência), controlador automático de velocidade e de distância para o veículo à frente, o Front-Assist (alerta sonoro e visual de aproximação de obstáculo) com City Emergency Brake (frenagem
de emergência até 30 km/h) e o detector de fadiga. Com todos esses recursos tecnológicos, o motorista é quase um coadjuvante ao volante do Touareg. Isso até ele usufruir de todo o conforto e da potência do motorzão V6.