Na segunda metade dos anos 70, a Volkswagen lançava aqui no Brasil o Passat TS. O carro, um esportivo feito a partir do Passat LS lançado em 1974, era equipado com motor 1.6 de carburador duplo ao invés do 1.5 de carburador simples do LS, cambio de 4 marchas com as relações encurtadas e no design se diferenciava pelos quatro faróis na dianteira e faixas pretas nas laterais, que no final acompanhavam as duas colunas traseiras com a sigla TS, que significa Touring Sport. No interior um console possuía três instrumentos e no painel um conta-giros ao lado do velocímetro. O volante de direção do primeiro modelo de 76 era de três raios e de desenho bem esportivo, no melhor estilo alemão.

Na época, o carro surpreendeu o mercado e logo foi levado pelos entusiastas para as corridas, onde durante anos seguidos reinou absoluto em todas as pistas brasileiras na categoria até 1600. Nas ruas não perdia feio nas arrancadas dos sinais de transito para os potentes Opala SS6 e Maverick V8 ambos de motores bem maiores. Se o trecho fosse de estrada com muitas curvas, os grandalhões ficavam para trás do valente TS. Um carro que deixou muitas saudades nos entusiastas apaixonados por carros.

Agora a Volkswagen desenterrou a sigla TS e para surpresa de muitos em seu pequeno Up Em uma versão mais apimentada que está surpreendendo o mercado, assim como o velho Passat TS em 1976, pelo seu desempenho arrojado e muita tecnologia. O motor de agora é o pequeno e talentoso três cilindros turbo alimentado com injeção direta e comandos variáveis de válvulas, tanto na admissão quanto no escapamento. Uma verdadeira obra de arte quando o assunto é tecnologia. O motorzinho, que de “Zinho” não tem nada, se destaca principalmente pelo elevado torque de quase 17 mkgf que se inicia a partir de 1500 rpm e se mantém estável até cerca de 4500rpm. Uma pequena usina de força.

Movimentando o pequeno e leve Up, o carro consegue acelerar de 0 a 100 Km/h na casa dos 9 segundos e atinge uma velocidade máxima ao redor dos 190Km/h. Um feito digno do seu ancestral dos anos 70 do qual ele herda o sobrenome TS, agora acrescido da letra “I”graças a sua sofisticada injeção eletrônica direta. O outro resultado pratico de tanta tecnologia? O baixíssimo consumo de combustível que coloca hoje o Up TSI como o carro brasileiro mais econômico, segunda as avaliações feitas pelo Inmetro.

Um carro que beira a perfeição: anda mais que a maioria dos carros que encontramos pelas ruas e, ao mesmo tempo, é o mais econômico do país. Até o seu preço é atraente, a partir dos R$ 44 mil já bem equipadinho. Só faltou essa mecânica maravilhosa estar em um carro um pouco maior e mais vistoso como era o saudoso TS dos anos 70.

Mas o Up quebra o galho e vai dar muitas alegrias aos seus orgulhosos proprietários. Já estou me candidatando a ser um deles…