Um Uber sem motorista?

0
777

A Volvo e a empresa de caronas remuneradas Uber anunciaram uma parceria de US$ 300 milhões (cerca de R$ 966 milhões) para o desenvolvimento de veículos autônomos.

Por meio do acordo, inicialmente a Uber irá comprar do fabricante unidades do SUV XC90, que vão receber o sistema de direção autônoma em desenvolvimento pela empresa. O passo seguinte da parceria será o projeto conjunto de um veículo específico para direção sem motorista, que deverá ser construído sobre a plataforma modular SPA da Volvo, utilizada atualmente no próprio XC90 e também nos S90 e V90.


A Volvo, aliás, já conta com a ambiciosa meta de iniciar em 2017 os testes em larga escala com os carros sem motorista. O programa de testes inclui a construção de 100 unidades do XC90 com sistema autônomo de direção, que irão circular pelas ruas da cidade sueca de Gotemburgo sob a supervisão de motoristas comuns, selecionados entre os clientes da marca.

Atualmente, o principal entrave para o desenvolvimento dos carros sem motorista são as restrições impostas pelas legislações de alguns países. Em julho, o governo chinês proibiu a realização de testes de carros autônomos em rodovias até a regulamentação de uma legislação específica.