Esse Volvo S60 é novíssimo: foi oficialmente apresentado ao público no Salão de Genebra de 2010 e já está disponível para o consumidor brasileiro. Com design que foge completamente de tudo aquilo que os suecos vinham apresentando nesse segmento de sedãs grandes (tem 4,63 metros de comprimento, cinco cm a mais que a versão anterior), o novo S60 mostra linhas esguias e elegantes, tudo ao mesmo tempo. Seguindo a tendência de design dos sedãs lançados nos últimos tempos, o novo S60 tem acentuada inclinação do vidro traseiro. Uma solução que alia a comodidade das quatro portas às formas esportivas e joviais de um cupê. Nada a ver com os Volvo quadradões de dez anos atrás. Um carro moderno, muito atraente e so sticado como cabe a um sedã desse porte no cenário mundial.

Seu motor turbo de seis cilindros produz generosos 304 cv e está acoplado a uma caixa automática de seis marchas. Há sobra de performance. Mas o maior destaque do novo carro de luxo da marca é mesmo a preocupação obsessiva com o quesito segurança. O sedã tem, entre outras coisas, um exclusivo freio automático para carros e pedestres: o sistema detecta um obstáculo e – em velocidade de até 25 km/h – freia automaticamente o veículo, independentemente da ação do motorista. Antes disponível apenas na prevenção de choques com outros carros, o sistema agora detecta pedestres. A força de frenagem agora passa de 50% para 100%. A meta é que até 2020 se reduza a zero o número de mortes ou ferimentos graves para quem estiver dentro de um Volvo. Um passo importantíssimo na segurança veicular. Outra novidade para o Brasil é o sistema de comunicação e socorro On Call, que permite contato direto com o serviço de atendimento da marca que, por sua vez, monitora o veículo via satélite.

Câmeras com sensor de reconhecimento de pedestre possibilitam ao sistema de segurança frear o carro em caso de risco de atropelamento. Telas no encosto de cabeça garantem a diversão