Volkswagen, como se sabe, significa  “carro do povo” em alemão. E a maior parte das vendas da marca ainda se concentra nos modelos populares. Mas isso não signifi ca que ela não seja capaz de fazer – e bem – carros de luxo. Passat, CC e Eos, entre outros, estão aí para provar. Mas nenhum chega ao nível de sofisticação do Touareg – o modelo mais caro do Brasil com o emblema da Volkswagen na grade. Ele compartilha plataforma com nada menos que Porsche Cayenne, Audi Q7 e o Lamborghini Urus, todos modelos do mesmo grupo. Na edição de junho de 2011, você conferiu os detalhes da segunda geração do SUV. Agora, a marca lança a versão R-Line, ainda mais exclusiva, por R$ 333.700.

 

Essa nova confi guração tem o mesmo motor da versão V8, com 360 cv, aliado ao excelente câmbio automático de oito velocidades e à tração integral. Assim como o V8, tem suspensão a ar com altura ajustável. Do modo de carga até o modo off-road – passando pelos esportivo e normal – são cinco alturas diferentes. No fora de estrada, muito conforto, auxílio em descidas e bloqueio automático do diferencial. Falta algo? Sim, uma reduzida.

 

Externamente, são exclusivos o spoiler dianteiro, as saias laterais, os apliques cromados nas portas, as rodas de liga, as ponteiras de escapamento ovais e o aerofólio; internamente, há o logo R-Line nas soleiras, nos bancos e no volante esportivo, além de pedaleiras em aço e assentos esportivos. Além do visual incrementado, o R-Line tem o sistema “area view” de câmeras que monitoram os arredores do carro e o som Dynaudio Confidence, com amplificador de 12 canais, 620 w de potência e HD de 18 Gb. Sem dúvida, um SUV para a elite, feito pela marca do povo.