O Kia Soul, é, sem dúvida, um carro peculiar. A marca classi ca o modelo como um “carro- design”, o que faz um certo sentido de marketing uma vez que ele não se encaixa perfeitamente em nenhum dos segmentos clássicos. Seria essencialmente um hatchback, mas tem espaço, ponto H e teto elevado, como uma minivan.

Se você pretende transmitir a imagem de pessoa descolada, moderna e antenada com as novas tecnologias, mas não quer abrir mão de itens como conforto e espaço para até cinco pessoas, o Soul é uma boa opção de compra. O modelo 2009 1.6 está cotado, na tabela FIPE / MOTOR SHOW, a R$ 44.171. Por esse valor, ele oferece, de série, ar-condicionado, trio elétrico, airbag duplo, rádio MP3 player com entrada auxiliar, comandos de som no volante e regulagem de altura dos bancos.

Apesar da “alta e confortável posição de dirigir, que parece de uma minivan”, elogiada pelo proprietário Renato Siqueira, o Soul possui acerto de suspensão mais esportivo, que permite que as curvas sejam feitas em velocidades altas sem que a carroceria incline demais. A contrapartida é a diminuição no conforto: “a suspensão poderia ser um pouco mais macia. De dentro do carro, sinto qualquer buraquinho da rua”, conta Edson Pinto, dono de um modelo 2010. “Mas ele é muito espaçoso e carrega cinco pessoas com conforto”, elogia.

Outro ponto importante é a garantia. Foi ela o ponto decisivo para Ana Paula Funicelli optar pelo Kia Soul. “Os ótimos cinco anos de garantia me zeram pegar con ança na marca”. No modelo 2009, ainda restam três dos cinco anos que a Kia oferece, o que é, de fato, muito interessante pois o equipara ao período da maioria dos carros concorrentes zero-quilômetro.

A grande quantidade de porta-objetos foi elogiada por Renato Siqueira, que reclamou apenas do espaço do porta-malas. “Deixa a desejar”, a rma. Quanto ao motor, ele garante que o 1.6 anda bem, e tem um bom consumo, mas que a versão ex, lançada agora em 2011, deve ser ainda mais econômica.

Por conta da extensa garantia, os mecânicos consultados disseram que não conhecem casos de problemas crônicos no Soul. Augusto Esteves, da o – cina Star, aconselha apenas os comportamentos de praxe na compra do usado. “É bom pedir a um mecânico que cheque o estado do motor, por exemplo”, adverte. Antes de pensar na compra do Soul, outro fator deve ser levado em consideração: o preço de peças. Por serem importadas, algumas delas são encontradas apenas na concessionária, e, por conta disso, tornam-se mais caras. Em contrapartida, sua desvalorização é relativamente baixa, mesmo comparada com a de modelos nacionais.

 

Pelo mesmo preço

 

Agile LTZ 1.4 R$ 42.525

Essa versão mais completinha do Chevrolet Agile é zeroquilômetro e queima tanto gasolina quanto etanol. No entanto, o seu espaço interno é menor, ele tem menos equipamentos que o Soul e seu motor 1.4 é mais fraco que o 1.6 do coreano. Ele deixa a desejar principalmente em retomadas de velocidade.

207 XS 1.6 Aut. 0 km R$ 44.682

O Peugeot, além de ser 0 km tem câmbio automático e motor ex e não é importado, portanto suas peças podem ser encontradas no mercado paralelo, o que, muitas vezes, pode torná-las mais baratas. Seu espaço interno é menor que o Soul e ele é bem menos equipado que o coreano.

Megane Dynamique 2010 2.0 R$ 45.735

O Mégane tem motor 2.0 mais potente, é um ano mais novo, tem câmbio automático e é muito mais espaçoso, pois é de uma categoria superior. Mas seu desenho está defasado, pois acaba de ser substituído pelo Fluence, e ele é um sedan médio, que passa uma imagem mais conservadora do que o jovial coreano.

NÃO GOSTO…

“A suspensão poderia ser um pouco mais macia. De dentro do carro, eu sinto qualquer buraquinho na rua”

Edson Pinto, proprietário

GOSTO…

“Os ótimos cinco anos de garantia me zeram pegar con- ança na marca e foram decisivos na opção pelo Soul”

Ana Paula Funicelli, proprietária

MERCADO

Sua desvalorização de 4,3% pode ser considerada baixa, quando comparada com a de modelos como Honda Fit (8,72%) e Fiat 500 (9,33%).